Principal
Banner

postheadericon Niterói atinge a marca de 42 mil pessoas testadas para Covid

testes

 

 

A Prefeitura de Niterói atingiu a marca de 42 mil pessoas testadas para detectar a infecção pelo novo coronavírus. O trabalho de testagem começou em março, quando foram detectados os primeiros casos da doença na cidade. O número de pontos de testagem foi ampliado gradativamente e, atualmente, são mais de 50 locais. Há inclusive a opção pelo sistema drive-thru, onde a pessoa não precisa sair do carro, em três regiões estratégicas da cidade.

 

A testagem rápida da população é uma das principais ações na área de saúde para salvar vidas e achatar a curva de transmissão do novo coronavírus, ao lado da ampliação da retaguarda de saúde, com o aumento do número de leitos clínicos e de UTI. Os testes em massa colocam o município num patamar semelhante ao de países que tiveram sucesso no combate à Covid-19, como Alemanha e Coreia do Sul. Em pronunciamento nas redes sociais nesta segunda-feira (06) o prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância da testagem dentro do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal.

 

“Niterói está realizando testes em uma proporção que é 10 vezes maior do que a feita na cidade do Rio, e 20 vezes maior do que a média de testes no país. É uma ação fundamental para que se tenha uma indicação precisa do estágio da pandemia nas várias regiões do município, orientando as ações de vigilância epidemiológica”, afirmou o prefeito.

 

Ele ressaltou ainda que, no momento da implantação do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal, em 21 de maio, o indicador-síntese, que leva em consideração dados como número de leitos disponíveis e casos confirmados e óbitos, era de 14,88, o que permitiu a transição para o estágio laranja. Um mês depois, em 21 de junho, esse índice havia recuado para 7,63.  E o indicador continuou em queda mesmo com a entrada no estágio Amarelo 2, com a retomada de outras atividades econômicas em Niterói.

 

“Graças ao cumprimento dos protocolos e ao respeito às regras pela população e pelo comércio, houve uma redução constante no número de casos. Em 3 julho, o índice estava em 7,13. Atualmente, está em 6.13, mesmo com novas medidas, como abertura de parques, comércio e shoppings”, explicou Rodrigo Neves.

 

Programas sociais – Durante o pronunciamento foram divulgadas as datas de pagamento do mês de julho para os beneficiários dos programas sociais emergenciais temporários. No dia 9 de julho, será efetuado o crédito no cartão pré-pago para os inscritos no programa Busca Ativa, como catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes regularizados, pescadores artesanais, quiosqueiros, jornaleiros e produtores agroecológicos.

 

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, será a vez dos beneficiários inscritos no CadÚnico, seguindo calendário de ordem alfabética. E nos dias 13 e 14 de julho, a recarga dos cartões será realizada para as famílias de alunos da rede municipal de ensino que não estão inscritas no CadÚnico.

 

Economia – Rodrigo Neves informou também que segue aberto até o dia 12 de julho o prazo para que as empresas cadastradas nos programas Empresa Cidadã 1 e 2 revalidem o termo de adesão para garantir o auxílio na folha de pagamento por cinco meses, ao invés dos três meses previstos inicialmente. Em contrapartida, as empresas terão que se comprometer, no novo termo de adesão, a não reduzir postos de trabalho por até oito meses.  E o auxílio aos microempreendedores individuais será creditado na próxima quarta-feira (8).

 

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (6), Niterói tem 6.057 casos confirmados de Covid-19, com 435 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra 223 óbitos e tem 5.293 pacientes recuperados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner