postheadericon Mutirão de Saúde Bucal chega em creche no Sapê

WhatsApp Image 2019-08-26 at 15.08.51-1

A Fundação Municipal de Saúde também atende além das suas unidades de saúde. Na última quinta, 22, a rede de Saúde Bucal da região de Pendotiba em apoio com esta regional do Programa Médico de Família realizou um mutirão com seus 8 dentistas na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Vinicíus de Moraes, creche situada no Sapê.

Os dentistas atuaram no TRA (tratamento restaurador atraumático) para cáries em dentes de leite. O procedimento retira a cárie manualmente, envolve a aplicação do flúor para que o dente definitivo nascer saudável. Cerca de 40 crianças de 5 a 7 anos foram beneficiadas com ação.

Além dos dentistas a equipe estava formada por 7 auxiliares de Saúde Bucal, uma enfermeira e dois agentes comunitários da PMF do Sapê.

Os casos mais graves foram encaminhados para demais cuidados para a Policlínica do Largo da Batalha e o Hospital Pediátrico Getulinho, unidades de referência.

Segundo a supervisora do programa, Cynthia Komatsu, atualmente as filas para os atendimentos estão em andamento satisfatórios.

"Essa parceria com a Secretaria da Educação foi fundamental. A direção da creche nos procurou ao perceber que o problema estava afetando muitas crianças. Os pais foram avisados com antecedência, aprovaram a ação e a recepção das crianças foi ótima", avaliou Cynthia.