postheadericon Servidor Nota 10: FMS realizou ciclo de palestras de capacitação

WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.14.13

A Divisão de Desenvolvimento (Dides), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou o segundo ciclo de palestras do Projeto Servidor Nota 10. As aulas aconteceram no auditório da Prefeitura de Niterói, localizado à Rua Visconde de Sepetiba, 987, 9º andar, Centro.

O objetivo, de acordo com o Chefe da Divisão de Desenvolvimento Cassiano Rodrigues, é capacitar os profissionais de saúde, por meio de 10 minicursos, onde foram abordados os mais variados temas, entre os quais: história do SUS, atendimento ao idoso, gestão da inovação, entre outros.

A iniciativa teve início na última segunda-feira, dia 5, e se estendeu até o dia 16 deste mês. Na primeira aula, a Superintendente de Ações Jurídicas da Fundação, Andréa Carla Barbosa, desmistificou a elaboração de um Termo de Referência (TR), importante documento utilizado nos processos de licitação.

Já os representantes da Coordenadoria de Recursos Humanos (Corhu), falaram sobre a Lei 531/85, que trata de férias e licenças. Na quarta-feira, 7, dos servidores do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (Decau), Bárbara Rolim, Jaime Cezário e Márcia da Silva abordaram o histórico do SUS. No dia 8, quinta-feira, uma equipe da Policlínica Regional do Largo da Batalha falou sobre uma proposta inovadora de cuidado: Atendimento Domiciliar ao Idoso.

A assessora do gabinete, Maria José, falou sobre “Regulação em Niterói, Avanços e Desafios”, dia 9. Já no dia 12, a facilitadora Maria Auxiliadora, do Serviço Móvel de Urgência (Samu), debateu o tema “Primeiros Socorros, a manutenção da vida nas suas mãos na hora menos esperada”.

O projeto continuou na terça-feira, 13, com a representante da Corhu, Soraya Cavalcante. Na pauta: os sistemas do Núcleo Estadual no Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj-MS). Dia 14, Bárbara Rolim, Jaime Cezário e Márcia da Silva retornaram para um debate acerca da Política Pública de Saúde Municipal.

Na quinta-feira, 15, o funcionário Daniel Motta, da Corhu, abordou o tema “Imagem e Relacionamento”. E por fim, na sexta-feira, 16, as professoras Lethícia Mallet e Monique Menegaci, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), debateram a “Gestão da Inovação Aplicada ao Setor Público”.