postheadericon FMS realiza testes rápidos de Hepatites na Praça JK

_BEA9153

Como parte da programação do Julho Amarelo, de combate às Hepatites Virais, nesta quinta-feira (25) foram realizados testes rápidos dentro da nova van do Consultório na Rua situada na Praça JK, no Centro, das 9h às 16h.

As Hepatites Virais são doenças que afetam o fígado e podem ser transmitidas sexualmente e por objetos cortantes. As unidades de saúde do município fornecem os testes, a vacina contra o tipo B e o tratamento adequado.

Segundo a coordenadora do Programa de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) do município, Marcia Santana, a atividade serviu não apenas para a realização dos testes, mas para alertar a população sobre essas doenças e incentivar a postura de prevenção, com o uso de preservativos (que foram ali distribuídos) e evitar compartilhamento de objetos cortantes.

“As hepatites são doenças silenciosas, porque só apresentam sintomas em suas fases mais graves. Por isso, a necessidade do diagnóstico precoce para fornecer o melhor tratamento possível”, afirmou Marcia comemorando que todos os mais de 30 testes realizados na quinta deram negativo.

Uma das pessoas que realizaram o teste, Paula Renata, de 33 anos, elogiou a iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS): “passei por aqui a caminho do trabalho e a equipe me abordou e foi muito atenciosa. É importante que não seja só no posto de saúde que se faça isso, mas também nessas campanhas para levar a saúde para a população que está passando pela rua”.

Desde o começo do mês, os profissionais de todas as unidades de saúde de Niterói estão mobilizados para esclarecer sobre as doenças e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) está em iluminação amarela para promover a conscientização.

Da segunda (22) até quarta (24), a coordenadoria realizou um mutirão em 53 salões de beleza pela cidade instruindo sobre os riscos da contaminação dos objetos cortantes. As atividades contam com parceria das ONGs Genesis e Grupo Pela Vidda, UFF, Codir, Pastoral da Aids e Rotary Club.

Para fechar a programação desse mês, na sexta-feira (26) tem mais testes rápidos – dessa vez na sede do Pela Vidda (Rua Guilherme Briggs, nº 9, São Domingos), das 9h às 18h. E no domingo (28), quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o Rotary Club realiza testes na Capela do Sagrado Coração, em São Francisco, das 9h às 13h.