postheadericon Exposição Fotográfica abre Semana da Luta Antimanicomial

Exposição Fotográfica 8 - Juliana Santos - 2019

Com o tema "Diversidade e Inclusão Social", a Semana da Luta Antimanicomial de Niterói teve início nesta terça-feira (14) com a abertura da Exposição Fotográfica “Dá pra conviver!”, no hall do segundo andar da Biblioteca Parque de Niterói, no Centro. As fotos mostram situações cotidianas de trabalho, lazer e circulação social, em que pessoas com transtornos mentais participam efetivamente do dia a dia, em atividades comuns realizadas por qualquer outro cidadão. A exposição, que prossegue até o final de maio, reuniu cerca de 100 pessoas, entre profissionais de saúde, usuários da Saúde Mental e familiares.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, Carlos Castro, a exposição pretende também estimular a convivência entre os pacientes e o público, produzindo efeitos positivos não apenas para os considerados loucos, mas para a população em geral. Ainda segundo ele, o evento busca resgatar os valores do SUS de universalidade, equidade e integralidade.

Para a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Juliana Santos, o momento é de valorização do SUS.

“Pretendemos desmistificar o contato com os pacientes da Saúde Mental e sensibilizar as pessoas para as diferenças que existem entre esses dois mundos, despertando solidariedade e empatia”, afirmou a médica.

Já a coordenadora do Centro de Convivência e Cultura de Niterói (CCCN), Wall Tomaz, destaca a importância da parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) que possibilitou que fosse criado um curso de fotografia dirigido especialmente aos pacientes do Programa Municipal de Saúde Mental. A sede da SFF abriu as portas para cerca de 20 pacientes interessados em aprender fotografia.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Programação

Comemorada nacionalmente, a Semana da Luta Antimanicomial terá uma ampla programação realizada pelo Centro de Convivência e Cultura de Niterói.

De 14 a 31 de maio, das 14h às 17h: exposição fotográfica “Dá pra conviver!”. Local: Hall do segundo andar da Biblioteca Parque de Niterói

Dia 15 de maio, das 14h às 17h: roda de conversa “Diversidade na Cidade: Dá pra conviver!”. Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 16 de maio, das 13h às 17h: exibição do filme “Dá pra fazer!” e debate. Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 17 de maio, das 11h às 12h: oficina de mosaico para crianças a partir de oito anos de idade. Parceria do CAPS Infantil Monteiro Lobato com o Museu do Ingá. Nesse mesmo dia, nova edição dos Delícias da Convivência, reunindo pessoas com transtornos mentais que se dedicam à produção e comercialização de produtos e serviços gastronômicos. Local: Biblioteca Parque de Niterói, Praça da República, Centro.

Dia 17 de maio, às 14h: baile da Semana da Luta Antimanicomial. Local: Associação Fluminense dos Trabalhadores de Água e Esgoto (AFTAE), na Avenida Washington Luís, 21 – Centro de Niterói.