postheadericon Ponta D'Areia ganha unidade do Médico de Família

pmf-pa

A partir desta terça-feira (29/08) moradores do bairro da Ponta D'Areia já podem contar com o atendimento de uma unidade do Programa Médico de Família. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou o módulo Maria Tereza Barbosa Rangel, batizado em homenagem a uma das moradoras ícones do bairro: a Vó Tereza, que por mais de 80 anos foi parteira e benzedeira. Cerca de 4,5 mil pessoas receberão assistência na unidade que conta com uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

“Tenho muito orgulho em estar aqui hoje e entregar uma unidade do Médico de Família na Ponta D'Areia. Já entregamos obras e melhorias importantes no bairro, como o campo de grama sintética, abrigos para os pontos de ônibus, recapeamento de ruas, reforma na escadaria e na quadra do Morro da Penha, mas nós, que somos pais, sabemos a necessidade de ter um posto médico perto de casa. Esse módulo beneficiará muito todos os moradores, principalmente os que mais precisam”, afirmou Rodrigo Neves.

A secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explicou a importância de uma unidade como essa para população.

“A unidade não é um simples consultório, é um modulo do Médico de Família que tem a função de promover saúde, evitar que as pessoas adoeçam e acompanhar os pacientes quando precisam. É um serviço complexo e de excelência. Essa é uma demanda antiga dos moradores e que está sendo atendida pelo prefeito”, concluiu.

O novo módulo do Médico de Família possui quatro consultórios, todos com mesa ginecológica, salas de pré consulta, vacina, nebulização, curativo, coleta de sangue, farmácia, arquivo e sala de grupo para atividades de gestantes, hipertensão e diabetes, idosos, entre outros.

Moradora do local há mais de 20 anos, Maria Aparecida Otaviano Moradora conta que está ansiosa para ser atendida na unidade, assim como seus vizinhos.

“Quero ser uma das primeiras a receber atendimento, estamos todos muito felizes com essa realização. Ter uma unidade de saúde próxima de casa é maravilhoso, só temos a agradecer”, declara Maria que estava acompanhada da sua filha e neta, também alegres com a inauguração.

Unidade homenageia moradora que foi parteira

O nome escolhido para batizar o módulo é uma homenagem a uma das moradoras mais antigas do bairro: Maria Tereza Barbosa Rangel, a Vó Tereza, que viveu mais de 80 anos na comunidade do Morro da Penha e era muito querida por todos no bairro. Doméstica, analfabeta e mãe solteira de sete filhos, Vó Tereza sempre foi muito guerreira. Mesmo com toda dificuldade era caridosa e buscava sempre ajudar as pessoas do local. Maria Tereza faleceu em 2015 aos 101 anos.

De acordo com um dos netos da Vó Tereza, Welington Barbosa Rangel, de 47 anos, a família ficou honrada com a homenagem prestada pela Prefeitura.

“Quando recebemos a notícia que a unidade teria o nome dela ficamos muito felizes. Durante a sua vida ela sempre fez o bem, acolhia as pessoas que precisavam de abrigo e era referência como parteira e rezadeira no bairro. Agora quem passar por aqui vai olhar e lembrar um pouco daquela senhora que sempre praticou boas ações para a comunidade”, contou Welington, emocionado ao ver a placa com o nome da avó.