Principal
Banner

postheadericon Dentistas são capacitados em curso na Policlínica Sérgio Arouca

2e2c0b03-b4e7-4821-b192-730410413c03

Os cursos de capacitação são ferramentas essenciais que a rede de saúde pública de Niterói utiliza para atualizar nossos profissionais com especialistas das mais diferentes áreas. Na última quarta (23), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), reuniu na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil, cerca de 90 dentistas em curso com Kátia Mendes e Flávio Merly.

 

Na manhã, Kátia Mendes, doutora pela Fiocruz, informou as especificidades da rede de odontologia coletiva, a importância do Programa Médico de Família e o programa federal Brasil Sorridente. "Este programa preconiza as ações municipais de promoção, prevenção e expansão da rede pública de saúde bucal, tanto na implantação das equipes dentro dos módulos de Médico de Família, como nos procedimentos e especialidades de média complexidade", afirmou.

 

À tarde, Flávio Merly, mestre em estomatologia pela UFMG, deu uma aula sobre as indicações e contraindicações nos medicamentos para cirurgias odontológicas, como o uso de antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios. Ao expor a variedade de medicação que pode ser utilizada e combinada no pré e pós-operatório, indicou aos profissionais da rede fazer a melhor escolha na adequação aos medicamentos que a rede dispõe e ao que o paciente precisa.

 

“Os antibióticos são fundamentais para impedir as infecções odontogênicas. O profissional deve ficar alerta, por exemplo, quando o paciente é alérgico à penicilina, que deve ser substituir por outros como clindamicina, cefalexina ou azitromicina, tomados em via oral. É bom ressaltar que ao contrário do que alguns afirmam o antibiótico não leva à intolerância gástrica, que é confundida com a infecção secundária que pode ocasionar vômitos”, foram algumas de suas colocações.

 

A diretora da Policlínica Sérgio Arouca, Maria Lúcia Carvalho, comentou sobre o evento: “foi maravilhoso por abrir a visão dos dentistas sobre a rede pública na parte da manhã e à tarde esclarecer questões técnicas de forma clara e objetiva. A Policlínica está empenhada nestas e outras ações de Educação Continuada”, lembrando que em novembro haverá outro curso aos dentistas nestes moldes.

 

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Andreia de Sá Fulchi, também presente no evento, Niterói expandiu sua rede de saúde bucal e hoje tem 20 equipes nos Programas Médico de Família, além de ter toda rede ambulatorial equipada nas policlínicas e unidades básicas. “É de se destacar também o atendimento do CEO, o Centro de Especialidades de Odontologia, na Policlínica Carlos Antônio Silva, no Centro, que realiza tratamento de canal, cirurgia de siso, periodontia e atendimento às pessoas com necessidades especiais”, finalizou.

 

 

 

 

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner