postheadericon FMS mobiliza profissionais para o Dia Mundial sem Tabaco

diamundialsemtabaco

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Departamento de Supervisão Técnica e Metodológica (Desum), vai realizar diversas atividades e mobilizar profissionais de saúde e a população, na próxima quarta-feira (31.5), Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa é um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao hábito de fumar. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as ações contra o tabagismo em níveis federal, estadual e municipal.

A equipe do programa de prevenção e tratamento do tabagismo da Policlínica Regional do Largo da Batalha pretende, em duas etapas, identificar, mobilizar e incentivar os trabalhadores da unidade e os usuários a pararem de fumar, além de oferecer tratamento adequado, como o Teste de Fargestron, que avalia o grau de dependência da pessoa.

Na primeira etapa, que vai acontecer a partir desta segunda, dia 29, das 8h às 17h, haverá distribuição de folhetos e cartazes com informações sobre dependência, danos causados pelo tabaco, tratamento e legislação. Além disso, os participantes irão preencher uma tabela anual de custos com o consumo de cigarro. Na ocasião, de forma lúdica, será avaliada a capacidade respiratória dos interessados.

O Teste de Fargestron será realizado em uma segunda etapa, no dia 31, das 8h às 17h. Equipes da unidade irão avaliar a capacidade respiratória dos participantes. Para isso, irão utilizar bolas de encher e outros brinquedos de sopro individuais.  O resultado do teste será fornecido imediatamente. Dependendo do grau de dependência, o fumante será orientado sobre o tratamento oferecido pela policlínica e estimulado a se inscrever no Programa Cessação do Tabagismo, coordenado pela enfermeira Idelzira Machado de Araújo e conta com as psicólogas, Ustane Ramos Pereira Lopes e Luciana Freitas Siqueira Mendes, além da servidora Josete Coutinho.

No dia 31, das 9h às 16h, profissionais de saúde do módulo do Programa Médico de Família (PMF) do Matapaca comemoram a data promovendo uma exposição onde foco será a escolha de fumar e não fumar e suas consequências. O alvo são os alunos das Escolas Municipais Sítio do Ipê e Diógenes Ribeiro de Mendonça. Para isso, serão criados dois caminhos diferentes, que levarão os participantes a viver duas experiências visuais e sensoriais inusitadas: o aluno poderá escolher o caminho com cigarros (um ambiente fantasmagórico, triste e doente) ou o sem cigarros (um cenário alegre e saudável) e por conta disso estará diante das consequências de suas escolhas. Cerca de 300 pessoas são aguardadas nessa atividade, de acordo com a organizadora do evento, enfermeira Aline Carvalho de Oliveira Azeredo.

O PMF do Maruí promoverá no dia 31, quarta-feira, um grupo de tabagismo com enfoque na campanha deste ano, com dinâmicas e palestras que acontecerão ao longo do dia na sala de espera da unidade.

Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Niterói

O Programa de Controle de tabagismo, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, oferece tratamento aos usuários fumantes do município. O atendimento inclui uma consulta inicial individual, a abordagem cognitivo-comportamental, e o tratamento farmacológico de apoio. A abordagem é feita em quatro sessões estruturadas de 90 minutos, com intervalo semanal, seguidas de duas sessões com intervalo quinzenal. O tratamento inclui ainda a oferta de medicamentos específicos para auxiliar no combate ao tabaco. Os ex-fumantes são acompanhados em controles mensais, até completarem um ano de abstinência.

Unidades:

Unidade Básica do Barreto, Unidade Básica da Engenhoca, Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional de Itaipu, Policlínica Regional do Largo da Batalha, Policlínica Regional do Fonseca, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, PMF Viradouro, PMF Jurujuba, PMF Engenho do Mato, PMF Caramujo/Lagoinha, PMF Morro do Céu, PMF Preventório II, PMF Maruí e Clínica da Família de Várzea das Mocas e da Ilha da Conceição.