Principal
Banner

postheadericon Malu Sampaio recebe palestra pela Semana da Amamentação

13892139_1143317132395110_4618580306920621417_n


Dentro das comemorações pela Semana da Amamentação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou palestra sobre o assunto com a obstetra Marta Pinho na Policlínica de Especialidades Malu Sampaio, no Centro de Niterói. O evento reuniu mães e a equipe da unidade na conscientização da importância do aleitamento materno.

 

Foram apresentadas a anatomia da mama; orientações sobre a “pega” (posição do bebê na mãe); como é realizada a produção do leite; e dicas de alimentação para a mãe.  O bebê deve ser colocado barriga a barriga na mãe e com a boca toda na aréola da mama para a melhor sucção – a pega certa impede que se crie fissuras e lesões nos seios.

 

O primeiro leite, o colostro, é mais ralo, mas rico em proteínas e anticorpos. À medida que vai ser aproximando os 6 meses de amamentação, o leite forma a apojadura e fica mais denso e calórico, deixando as mamas menos flácidas. A produção de leite é autorregulada e vai se formando conforme a extração do bebê, tal o grau de sintonia entre a mãe e o filho.

 

Segundo a doutora “a criança que mama é mais feliz e inteligente, enxerga melhor e tem maior desenvolvimento motor”, ressaltando que o leite excedente pode ser doado para o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Celia Bragança, diretora da unidade Malu Sampaio, ressaltou que a Maternidade Alzira Reis também aceita doações.

 

O leite humano é fonte primordial de alimentação e saudável não só para o bebê, como também para a mãe, pois reduz sangramento no parto e previne diabetes e  câncer de mama, fator que também foi ressaltado por Thereza Cypreste, mastologista da rede e integrante da ADAMA - Associação dos Amigos da Mama de Niterói, que prestigiou o evento.

 

 

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner