postheadericon Saúde comemora Semana da Amamentação em Niterói

DSC_5688

Em celebração a Semana da Amamentação, a Policlínica Regional de Itaipu, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, realizou o evento Amamentação 2016: Presente Saudável, Futuro Sustentável, na tarde desta terça-feira, 02/08. A atividade reuniu gestantes que recebem acompanhamento na unidade. Profissionais da Policlínica abordaram tópicos importantes, como: vantagens do leite materno para mãe e bebê e a amamentação como atitude sustentável e ecologicamente correta.

A amamentação é um canal de contato essencial entre a mãe e o filho. O leite materno constitui o melhor alimento para o bebê, pois previne inúmeras doenças, tais como diarreias, alergias, desnutrição, infecções, doenças respiratórias, dentre outras. Além de fundamental para a saúde, o leite materno é importante para saúde ambiental, já que se trata de um recurso natural renovável, sem interferência econômica e contribui com a diminuição do acúmulo de lixo, evitando também o desperdício de água. Nesse contexto, a Engenheira Ambiental, Valéria Costa Viana, participou da atividade.

“Toda essa produção de leite artificial polui o ambiente, pois gera resíduos que não são sustentáveis. Latas de leite em pó e mamadeiras de plástico são alguns exemplos. Precisamos fazer com que esses produtos vendidos sejam diminuídos, porque todos eles vão para aterros sanitários e levam anos para se degradar. As mães devem buscar orientações para fazer da forma mais correta possível a amamentação, pois estarão contribuindo com o meio ambiente e com a saúde dos seus filhos. Essa é uma chave para um desenvolvimento saudável. A natureza e a saúde agradecem”, terminou a engenheira.

Em seguida foi a vez da médica pediatra, Kátia Freire, expor para as mães os benefícios do aleitamento materno. Segundo a pediatra, o leite artificial não tem as propriedades que o leite materno possui. “Não devemos priorizar o leite industrial por comodidade, pois no futuro os problemas virão. O leite materno possui propriedades únicas que protegem os bebes de inúmeras doenças. O neném é literalmente vacinado com o leite materno, pois tudo que a mãe já teve, imunologicamente, ela esta passando para o filho durante a gestação e através do leite. Amamentar é se doar, sustentar vínculo emocional e fidelizar os relacionamentos”, destacou a médica.

A fonoaudióloga, Leda Azevedo, terminou o dia apresentando vídeos sobre vivências com amamentação, interagiu com a plateia e esclareceu dúvidas. As gestantes puderam aprender ainda técnicas para melhorar a postura, posicionamentos corretos e técnicas de amamentação, o porquê deve se evitar o uso de mamadeiras e chupetas, entre outros.

Grupo de gestantes

Desde a confirmação da gravidez até o período puerperal, e estendendo-se no setor, as equipes da policlínica acompanham o desenvolvimento do bebê e, principalmente, a saúde física e emocional da mulher. Nesse trabalho, os profissionais buscam dar apoio e orientação à mãe e ao pai, procurando observar qualquer alteração que venha perturbar a amamentação ou a relação pai, mãe e bebê. O grupo de gestantes acontece todas as terças e sextas-feiras, às 7h, na Policlínica Regional Maria Aparecida Costa, em Itaipu.