postheadericon Combate ao Fumo é tema de debate em Niterói

Nossas Práticas... Tratamento do Tabagismo 008

Como parte da programação do Dia Mundial Sem Tabaco (31 da maio), a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) realizou na última sexta (3) um seminário sobre o tema. Cristina Cantarino foi convidada para relatar o trabalho na coordenadoria do Controle de Tabagismo da cidade, enquanto demais profissionais da rede pública de saúde trocaram experiências.

Cristina expôs sobre a Terapia de Reposição de Nicotina, método desenvolvido no tratamento de quem deseja parar de fumar.  O profissional de saúde deve saber das histórias clínica e tabagística do paciente. Informações como o grau de dependência (teste Fagerström), as tentativas anteriores de parar e se há apoio familiar devem ser coletados pelo profissional, com uma postura ativa de motivação do usuário, interferindo em seus fatores dificultadores como a depressão e consumo de álcool.

“O fumante precisa saber o que vai ganhar com parar de fumar. Além disso, é preciso estimular que adotem hábitos saudáveis como boa alimentação, realização de esportes e cuidados com a mente – para se viver mais e melhor”, afirmou. O SUS brasileiro é o único no mundo que dispõe gratuitamente a medicação da Terapia de Reposição de Nicotina, como o adesivo e a goma que, desde os anos 70, atuam neurologicamente nos pacientes. Ao final de seu discurso, Cristina alertou sobre o tabagismo de 3ª via em que a mistura tóxica da fumaça se fixa nos objetos, o que afeta os fumantes passivos.

Em seguida, a enfermeira Lívia Bertasso expôs sobre a coleta das planilhas de atendimento e de distribuição e pedido de medicações e manuais. O material deve ser enviado para Coordenação de Farmácia (COFAR) e para o Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (DESUM) que organizou o evento. A chefe deste departamento, Odila Curi, assim descreveu o evento: “hoje faz um ano do nosso projeto Nossas Práticas, que tem o objetivo dos profissionais trazerem sua experiência de trabalho para os demais colegas”.

Na última etapa do seminário, diversos profissionais da rede dispuseram sobre o combate ao tabagismo em suas unidades. Na ótica da intersetoralidade, enfermeiros, dentistas e psicólogos trabalham integrados no atendimento individual ou em grupo. De destaque, as falas da psicóloga Luciana Freitas da Policlínica Largo da Batalha e o dentista Eduardo Salgado do Médico de Família de Maruí cativaram os presentes. Luciana trouxe a visão do combate entre o princípio do prazer que move o ato de fumar e o princípio da realidade. Já Eduardo, com experiências na medicina chinesa, expôs sobre o tratamento alternativo à medicação com exercícios de meditação, ioga e respiração.

Também discursou, pela Policlínica de Itaipu, a assistente social Caroline Abi-Ramia. A padronização das embalagens dos maços de cigarro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o trabalho realizado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) foram temas da explanação, que contou com exibição de vídeos. Ontem, dia 2, a Policlínica recebeu a enfermeira Rita de Cássia Ferreira que realizou dinâmicas de grupo contra o tabaco.

As unidades de saúde de Niterói estão de portas abertas para quem deseja acabar com o vício.