postheadericon Maternidade Municipal Alzira Reis comemora 12 anos

A Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira (MMAR) festejou na tarde da terça-feira (24) mais um aniversário de inauguração, com marcas significativas ao longo desses 12 anos de existência. Até março deste ano foram 51. 683 atendimentos, 17. 948 internações e mais de 18 mil partos. Destes 88% eram gestantes de Niterói. A unidade registrou taxa de infecção hospitalarde 0,25% durante todos esses anos.

Segundo Adriana Cersósimo diretora da unidade, a maternidade destaca-se por ter sido a primeira do município a ter conselho gestor e cartório instalado em suas dependências. Desde a instalação, em 2009, já foram expedidos 4.422 registros de nascimento. Esses quesitos propiciaram à MMAR participar da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, que determina às unidades participantes: ter gestão colegiada, grupo de gestantes, centro de estudos e políticas públicas que estimulem o parto normal.

“Nosso índice de partos cesáreos chega a 24%, quando o restante do Estado soma 28%. A meta do MS para os municípios é de 15%. Estamos trabalhando para atingir este percentual nos próximos dois anos”, enfatizou a diretora.

As Faculdades de Medicina das Universidades Estácio de Sá e Federal Fluminense (UFF) mantêm estudantes de medicina em estágio rotatório e residência médica. Os alunos contam com orientação de médicos obstetras, pediatras, enfermeiros e apoio de “doulas” (voluntárias que auxiliam as gestantes antes e depois do parto).

Pesquisa de satisfação do usuário realizada nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, com 32 mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias (puérperas), apontou que 97% delas consideraram o atendimento na unidade entre bom e ótimo. No aniversário da MMAR, as mães é que ganharam presente. Foi o que aconteceu com Janaína Gomes de Araújo, 25 anos, mãe de Letícia Vitória, de apenas um dia de vida. As duas foram presenteadas com um enxoval de bebê completo.