postheadericon 5º Encontro de Música e Poesia leva terapia e arte para alunos

Uma equipe do Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica Regional da Engenhoca promoveu na tarde desta quinta-feira, na Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo, na Vila Ipiranga, no Fonseca, em Niterói, o 5º Encontro de Música e Poesia. Cerca de 30 alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom José Pereira Alves estiveram presentes ao evento, que contou com participação de profissionais de saúde, voluntários, professores e pacientes.

De acordo a terapeuta ocupacional, cantora e contadora de histórias, Ana Paula Rosa, a atividade faz parte do projeto Experimentações Artísticas, que vem sendo desenvolvido no município desde 2013, com apoio da Fundação Municipal de Saúde.

“A intenção é sensibilizar as pessoas e dar a elas contato com linguagens artísticas, como artes plásticas, dança e teatro, o que possibilita um encontro com diferentes técnicas. Isso faz com que as pessoas se expressem e tenham uma reação melhor com o próprio corpo, e se integrem ainda mais com outros usuários, profissionais e familiares”, afirmou Ana Paula.

Para a atividade desta semana Ana Paula montou uma equipe formada pelo psicólogo, Allan Mattos, os usuários Paola Cristine e Ézio de Oliveira dos Santos, além do violonista Douglas Bastos de Medonça Marinho. A coordenadora da biblioteca, Maria Lúcia Gonçalves, informou que a ideia teve início após sucessivas reuniões da Rede Social Comunitária, iniciativa intersetorial que reúne mensalmente representantes da secretaria municipal de Assistência Social, Cras, Centro de Apoio Psicossocial (Caps), escolas públicas e associação de moradores locais.

Atendimento

O ambulatório da policlínica da Engenhoca atende cerca de 30 pacientes individualmente, em oficinas de artes. A equipe multidisciplinar é formada por psicólogos, psiquiatras, assistente social, um atendente domiciliar e uma terapeuta ocupacional.