Principal
Banner

postheadericon Saúde do Homem: Novembro Azul se despede na Praia de Icaraí

12334086_992065497520275_236818166_o
Neste domingo de sol, dia 30, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) encerrou as atividades do Novembro Azul com evento na Praia de Icaraí em parceria com Icaraí Beach Tennis e Barber Shop. O Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (DESUM), com ajuda do Médico de Família, montou tenda ao lado de quadra de beach tennis com a intenção era juntar as instruções sobre o câncer de próstata e saúde do homem com a prática de esportes. Foram distribuídos panfletos informativos e disponibilizado aferição de pressão arterial para os moradores que caminhavam.

A necessidade desse trabalho de conscientização é justificada pela coordenadora de Saúde do Homem, Mariana Frota: "O homem busca menos a unidade de saúde. Pesquisas dizem que o homem está adentrando ao SUS já na média e alta complexidade, quando a doença já está instalada ou em estado mais grave. É o contrário das mulheres, que procuram mais a prevenção. Nós, profissionais de saúde, também temos que resgatar esse homem para as unidades".

Por estar dentro da região de abrangência da Icaraí, a ação contou com a participação da equipe da Policlínica Sergio Arouca, de Santa Rosa. O diretor da unidade, Dr. Daniel Costa, avaliou o resultado deste mês comemorativo: "A gente está encerrando um ciclo de atividades que buscaram trazer a saúde do homem para o dia a dia das pessoas, tanto dentro quanto fora da unidade de saúde. O trabalho não termina em Novembro, são nos 12 meses do ano, mas a gente aproveitou a ocasião para consolidar os conceitos e divulgá-los mais", afirmou.

Além do doutor, a equipe da Policlínica na praia estava composta pela administradora Angela Dumas, enfermeira Ligia Cheferrino e técnicos de enfermagem. Dr. Luiz Gonzaga, cardiologista da unidade há 22 anos, corria na praia quando parou para cumprimentar o grupo. Aproveitou para afirmar a importância do esporte na saúde: "para meus pacientes eu sempre recomendo três coisas: andar todos os dias; não abusar do sal, açucar e gordura; e não fumar", comentou antes de seguir sua caminhada.

O Novembro Azul foi marcado por palestras e eventos espalhados por Niterói que informaram não só sobre o perigo do câncer de próstata, mas da saúde do homem integralmente, como recomenda o Ministério da Saúde. "As nossas unidades estão se preparando para receber esse homem que está chegando na unidade, com medo e pouco acostumado em frequentá-las. Por isso, devemos ampliar o serviço e capacitar mais nossos profissionais. Para que o homem possa, pelo menos uma vez por ano, fazer um check-up, por exemplo", afirmou Odila Curi, chefe do DESUM, que comemorou ao avaliar a ação: "Nós fechamos Novembro Azul com chave de ouro nesse dia lindo, com essa vista do Rio de Janeiro, homens na faixa dos 50 anos fazendo esporte e nossa equipe empenhada em promover saúde", finalizou.
 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner