postheadericon Vigilância Sanitária fiscaliza Supermercado Extra

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou nesta quinta-feira, 29/11, fiscalização em duas filiais do Supermercado Extra, ambos na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro. Os ficais foram verificar as condições sanitárias dos estabelecimentos, já que o departamento recebeu reclamações de clientes. No ato da inspeção, um dos mercados recebeu autos de infração e foi intimado a cumprir exigências estruturais. Na outra unidade não foram encontradas irregularidades.

A equipe do Devic visitou primeiro a filial que fica em frente ao terminal Rodoviário João Goulart. Por lá, foram encontradas aproximadamente 15 quilos de frios já fatiados e armazenados na câmara frigorífica do setor, o que não é permitido pela vigilância. Os alimentos foram inutilizados junto com pequenas quantidades de massa folheada e hambúrgueres que estavam mal refrigerados, podendo causar riscos a saúde do consumidor.

Outras irregularidades foram encontradas no açougue. O estabelecimento recebeu uma intimação para providenciar a climatização ideal da área de cortes, troca das bancadas e manutenção da gondola de refrigeração das carnes. Segundo o Devic, algumas exigências já haviam sido pedidas, porém nem todas foram cumpridas e o mercado foi novamente autuado. Dessa vez, os responsáveis pelo mercado terão um prazo de cinco dias para solucionar o problema, sob pena de interdição. Além da intimação, foram lavrados cinco autos de infração.

Em seguida foi à vez da filial que fica ao lado do Plaza Shopping receber a vistoria. Segundo a fiscalização, a unidade apresentou bom padrão de qualidade e nenhum tipo de problema foi constatado durante a inspeção. Além disso, todas as adequações que haviam sido pedidas na visita anterior foram cumpridas . A chefe da divisão de Vigilância Sanitária, Sylvia Malheiros, avaliou a ação. “Os supermercados apresentaram boas condições sanitárias, porém o que apresentou problemas foi o primeiro. Encontramos alguns produtos irregulares e as exigências terão de ser cumpridas dentro do prazo, caso contrário, o setor intimado será interditado. No outro, as condições higiênico-sanitárias foram bem satisfatórias e nenhum transtorno foi detectado por nossa equipe”, disse.