postheadericon Agentes de trânsito aprendem sobre a Saúde do Homem

11203044_992025860857572_2635960304228912446_n

A programação do Novembro Azul também contemplou os agentes de trânsito de Niterói. Nesta quinta (26), a Fundação Municipal da Saúde (FMS), a convite da NitTrans - Niterói Transporte e Trânsito, palestrou na sede da autarquia na Rodoviária Roberto Silveira para 82 agentes. A saúde do homem e o câncer de próstata foram os temas da conversa.

Odila Curi, do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum) e Dr. Daniel Costa, diretor da Policlínica Sérgio Arouca de Santa Rosa, informaram sobre a importância dos hábitos saudáveis e da ida frequente ao médico, além de desmistificarem ideias sobre o câncer na próstata.

De acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), seguida por órgãos como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), por conta dos seus altos riscos, os exames preventivos do câncer de próstata por PSA e toque retal só devem ser realizados em pacientes que apresentam os sintomas e tenham histórico familiar com a doença. A partir dos 50 anos, quando sua incidência é mais comum, é preciso ficar atento aos sinais. "A próstata é um órgão para composição do sêmen que fica entre a bexiga e o intestino. Alguns dos sintomas do câncer são alterações no jato urinário e dores pélvicas.", explicou o doutor.

Ao comentar as demais enfermidades que o homem é suscetível, como doenças crônicas, derrame, infarto e outros cânceres, Odila Curi alertou o cuidado com o excesso de bebida, o hábito de fumar e a alimentação sem legumes, verduras e frutas. Aproveitou para fazer um convite aos guardas de trânsito frequentarem as unidades do município, marcarem exames e entrarem em grupos como, por exemplo, de tabagismo e o Hiperdia para hipertensos e diabéticos. "Nossas unidades estão preparadas para atender os homens que as procuram. Nós mulheres queremos que nossos companheiros vivam mais, tenham saúde e qualidade de vida", finalizou a chefe do Desum.

A conscientização deu resultado, o agente de trânsito William Batista saiu elogiando a palestra e dizendo que ia moderar seus hábitos. "Vamos tentar diminuir no açúcar, sal e bebida. Dosar mais".

Ao final, o cel. Alexandre Cony, diretor de operação de trânsito da NitTrans, concedeu título de agradecimento aos palestrantes. "Agradecemos à FMS pela grande contribuição e a importância de cada um aqui tomar conhecimento e acabar com o mito do exame de toque".