postheadericon Prefeitura de Niterói promove ações do Outubro Rosa para idosos em Itaipu

1Outubro Rosa pra Idoso 3 - 2015

A Policlínica Regional de Itaipu, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), realizou atividade voltada aos idosos, em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 26/10, na sala de grupos da unidade e contou com a presença de 30 pessoas, entre idosos, acompanhantes e profissionais de saúde. Alertar sobre a importância dos exames preventivos na terceira idade foi o objetivo do encontro.

As palestrantes Isabel Nascimento e Arliete Barros, da UBS Santa Bárbara, foram convidadas para compartilhar informações sobre a doença, como a importância do diagnóstico precoce e do autoexame e mamografia, preventivos fundamentais também às pessoas com mais de 60 anos. ‘’Quanto mais cedo à gente descobre o problema, mais rápido começa o tratamento, aumentando muito a chance de cura’’, afirmou Arliete. Na ocasião, os participantes puderam participar de uma oficina de trabalhos manuais, aprenderam como deve ser feito o autoexame na mama, receberam laços rosa, símbolo da campanha, e orientações para se tornarem multiplicadores da causa.

Durante todo o mês a unidade promoveu atividades com pessoas idosas, gestantes e usuários da rede de saúde voltadas ao Outubro Rosa. Foram realizadas diversos trabalhos, entre peças de teatro, rodas de conversas e palestras. A coordenadora do Grupo de Idosos da Unidade, Erika Bianchini, afirmou que o trabalho de conscientização é necessário. “Com o passar do tempo os idosos vão ficando desinformados, e poder falar sobre esse assunto tão importante que é o câncer de mama, passando as informações e orientações, é fundamental. Alcançamos o nosso objetivo de levantar o questionamento sobre a importância da prevenção da doença também na terceira idade”, concluiu.

Grupo de Idosos

A Policlínica de Itaipu acolhe os idosos da Região Oceânica com encontros semanais, desenvolvendo atividades de corpo, memória, sócio-recreativas, conscientização social. Também são feitos exercícios de relaxamento, respiração, articulação, voz e deglutição. Atualmente o grupo conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar: Sandra Martins, fonoaudióloga; Sandra Piccoli, terapeuta ocupacional; e Caroline Abi-Ramia, assistente social. O grupo acontece todas as terças-feiras, a partir das 9h, na sede da unidade.