postheadericon Prefeitura de Niterói e FMS promovem Outubro Rosa para cães e gatos

outubro-rosa-caes

O Centro de Castração, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Departamento de Supervisão Tecnico-Metodológica (Desum), realizou atividade em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, doença comum entre seres humanos e animais. O evento aconteceu na sede da unidade, nesta sexta-feira, 23/10, e contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre profissionais de saúde e moradores. Os animais castrados receberam lacinhos rosa, símbolo da campanha.

Durante o evento, os donos dos animais receberam orientações sobre prevenção do câncer de mama, como a castração, preventivo fundamental. Além disso, os profissionais alertaram sobre a importância do diagnostico precoce no animal e tratamento da doença. Funcionários do Desum e da Associação de Amigos da Mama (Adama) explicaram ainda sobre o autoexame e mamografia para os participantes, além de distribuírem materiais educativos, laços rosa e orientações sobre a rede de saúde do município.

Segundo a Coordenadora do Programa de Assistência Integral de Saúde da Mulher, Vera Oliveira, é importantíssimo esse trabalho de conscientização para os proprietários dos animais. ‘’ O nosso objetivo é alertar os donos dos animais sobre a importância da castração como forma de prevenção a saúde dos seus bichios de estimação. Essa parceria foi muito bem vinda para podermos estar aqui apresentando, fazendo demonstração do autoexame, falando da necessidade do preventivo e do acompanhamento da mama’’, afirmou.

O serviço de castração para cães e gatos é oferecido gratuitamente aos moradores de Niterói. Em 2015, a equipe de médicos veterinários do Centro de Castração já realizou cerca de 730 cirurgias e meta para esse ano é ultrapassar 1000 castrações.

O empresário Marcelo Silva levou seu cão para fazer o procedimento, falou da responsabilidade dos donos com a saúde de seus animais e enalteceu o trabalho da FMS. ‘’ Em primeiro lugar está a saúde do animal. As pessoas não podem ser omissas de uma responsabilidade sua. O dono sabe que ao longo do tempo o seu animal pode adquirir doenças como o câncer de mama, então se você tem como evitar e a prefeitura te da essa condição de prevenir isso, porque não fazer?  É um trabalho muito bacana da fundação Municipal de Saúde, ’’, concluiu.

As inscrições são abertas para os munícipes de Niterói a cada dois meses. Como forma de atender um maior número de pessoas possíveis, o Departamento restringe uma marcação por proprietário a cada inscrição aberta, evitando que existam filas muito longas e colaborando para a rapidez no atendimento às demandas. As inscrições são feitas atendendo um determinado número de acordo a capacidade de realizar as cirurgias e o processo dura geralmente 15 dias. Durante os dois meses os animais que foram agendados são castrados.

Agendamento

Para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato com o Centro de Castração para receber as informações. A partir daí, a pessoa deve ir até o local munida de documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. É importante a pessoa ir até o local para fazer a marcação, pois o número de faltas chegava a quase 50%, atrasando todo o processo e prejudicando quem realmente queria castrar seu animal. Uma semana antes da cirurgia, os veterinários passam  todas as orientações sobre o pré-operatório do animal, assim como fazem no pós-operatório.

O Centro de Castração  fica na Rua Silvestre Rocha, nº 2, esquina com a Rua Lemos Cunha, em Icaraí. O telefone: (21) 2711-0113