postheadericon Outubro Rosa na Praia de Icaraí: esportistas no combate ao câncer de mama

15 Rosa

Na manhã deste domingo (18), as areias da Praia de Icaraí tiveram um colorido especial. Como parte da programação de conscientização do Outubro Rosa em Niterói, centenas de remadores viajaram pela Baía de Guanabara com camisetas rosas pela causa do combate ao câncer de mama. A Remada Rosa foi organizada pela Fundação Laço Rosa e a ONG Niterói + Humana em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Durante todo evento, uma equipe realizou massagens e a FMS fez aferição de pressão e glicose. Conforme as diversas canoas, caiaques e pranchas de stand up chegavam na praia, os esportistas iam dando as mãos na areia, na formação de uma grande roda para saudar a data e alertar sobre os perigos do câncer de mama. Posteriormente, foram realizados sorteios de diversos prêmios.

O sorteio do maior prêmio do dia, uma prancha rosa de stand up, foi para uma das participantes mais novas do evento. Lohany Lugão, de 8 anos, esbanjava sorrisos e poses para fotos por esta sorte grande. Orgulhoso e ciente do sentido do evento, o pai Luciano, da equipe ISUP de stand up de Itaipu, ressaltou o fato da vitória ter ido para um mulher.

Outro destaque do dia foi a presença de uma representante do Brasil nos Jogos Mundiais Militares, a moradora de Niterói, Camila Campanhola, que conquistou recentemente o ouro no pentatlo. Essa união do esporte com a saúde da mulher foi ressaltada pela coordenadora desta área na FMS, Vera Oliveira: "A saúde da mulher não está apenas nas ações específicas da saúde, tipo os exames preventivos. A integração com o esporte, com a vida saudável, são fundamentais para a prevenção do câncer de mama."

A organizadora do evento, Camila Cavalcanti, assumiu a Fundação Laço Rosa após a morte neste ano de sua cunhada, a empresária pioneira no combate ao câncer de mama, Sílvia Calil, que infelizmente não resistiu à doença. Levando adiante seu legado e valorizando a qualidade de vida, para além da prevenção, Camila afirma que o maior obstáculo é o medo de algumas mulheres tem de se cuidarem. "Dizem que quem procura, acha. Mas quem acha tem maior tempo de se tratar". O estande do Laço Rosa instalado na Praia de Icaraí tem prestado esclarecimentos para os transeuntes e Camila agradece o apoio da Prefeitura, da Niterói + Humana e dos patrocinadores.

As ações do Outubro Rosa estão sendo elogiadas pela diretora do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum), Odila Cury: "Este ano, todas as unidades de saúde, as policlínicas, os médicos de famílias estão envolvidos e empenhados de maneira intensa. Nossa rede está muito equipada neste Outubro Rosa e na sequência dele. Estamos com mamográfos novos, exames preventivos, mastologistas e equipe interprofissional para dar todo o apoio às mulheres."

O Outubro Rosa segue com sua programação, com destaque para passeio ciclístico em São Domingos (dia 24); caminhadas em Icaraí (25) e no Barreto (29); palestra com a fisioterapeuta Elizabeth no NEPP da Amaral Peixoto (27); e corrida no Tio Sam de Camboinhas (31); além de rodas de conversas e mutirões de exames distribuídos em nossa rede.