Principal
Banner

postheadericon Sérgio Arouca celebra semana do aleitamento e reforma

Foto 7 _Juliana_Gilda

 

 

Em comemoração pela semana do aleitamento materno, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na Policlínica Regional Sérgio Arouca (PRSA) mesas de conversas nos dias 3 a 5 de agosto. O Projeto Amamenta Sérgio Arouca reuniu equipe de profissionais e gestores de saúde com as mães usuárias.

O evento conscientizou sobre a importância do leite materno para a formação do bebê e para a saúde da mãe. A determinação do Ministério da Saúde é que as ações materno-infantis, do pré-natal até depois do nascimento, sejam destinadas à assistência integral da saúde do bebê,de sua mãe e também do seu pai.


 

Na terça-feira, dia 4, a mesa no Sérgio Arouca foi composta por: Astrogilda Pinto da Silva, diretora da Policlínica e coordenadora do evento; Juliana Costa, da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (Vipacaf); Vera Oliveira, coordenadora da Saúde da Mulher; Sérgio Arino, coordenador do Programa da Criança; Liliane Ribeiro Linhares, doutora da unidade; e Odila Dias Curi, do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica

(Desum). Ao final, foi dado espaço para as mães usuárias se manifestarem. A técnica do pré-natal Rosemary foi também homenageada.

 

Astrogilda Pinto reforçou a importância da atenção integral na gestação que a Policlínica contempla: “Com vários especialistas há um conjunto que trabalha a gestante desde o diagnóstico da gravidez, incentivando o aleitamento, planejamento, dentro em um circuito que engloba o bebê, a mãe e o pai. Além de dar mais saúde a eles, a unidade dá o apoio; o apoio social, de conhecimento, da escuta, da prevenção”. Essa importância foi percebida pelas mães que prestigiaram o evento. Marcelane Carvalho, de 30 anos, disse que só amamentou sua primeira filha nos primeiros seis meses por questão de trabalho. Hoje em dia, grávida de três meses, afirma que vai amamentar por mais tempo seu próximo filho. “Conheço casos de amigas que tem filhos muito doentes, por não terem sido amamentados direito e pela alimentação ruim da mãe”, afirmou.

 

Os palestrantes aproveitaram ainda para recomendar a exposição Sentidos de Nascer, que está até 30 de agosto no Caminho Niemeyer, atrás do Terminal Rodoviário. A mostra, que funciona das 9h às 17h, é uma experiência sensorial que simula a gravidez e o nascimento, incentivando o parto normal.

 

Reforma e inauguração de salas no Sergio Arouca e UBS de Santa Barbara

 

Durante o evento foi anunciada, com apoio da Vipacaf, a reforma na sala de pré-natal da Policlínica, com uma nova pintura que valorizou este espaço de grande importância para o acompanhamento da gestação.  Para Juliana Costa, da Vipacaf: “além da celebração pela semana do aleitamento materno é importante ressaltar essa parceria que reformou a sala de pré-natal”.

 

Na mesma semana, segunda (3), foi inaugurada sala de amamentação da Unidade Básica Adelino de Mendonça Silva, em Santa Bárbara. O espaço foi criado para receber e apoiar as mães no período do aleitamento e funcionará todos os dias, das 8h às 17h. Nesta sala, as mães serão acolhidas pelas equipes de profissionais da unidade e poderão tirar todas as dúvidas com relação à amamentação.  Além da presença da Juliana Costa da Vicapaf, a inauguração contou com a participação de representantes do Banco de Leite do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap); Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum); Programa da Criança; Creche de Santa Bárbara; Pastoral; Associação dos Moradores; Centro de Oportunidades; pelo vereador Bira Marques; o diretor da unidade Anderson Lopes e os profissionais da mesma. A enfermeira Janaína Mendes, autora do projeto, foi homenageada.

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner