Principal
Banner

postheadericon Policlínica de Itaipu promove festa junina para idosos e crianças

Festa Junina PCI - 2015 100

Cerca de 50 pessoas participaram do evento

 

As festas populares dedicadas aos santos de junho - Santo Antônio, São João e São Pedro – são tradicionais em Niterói e também fazem parte das atividades realizadas pelos Grupos de Idosos e de Apoio à Aprendizagem da Policlínica Comunitária de Itaipu (PCI), da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Comidas típicas, quadrilha, muita música e animação fizeram parte da programação do evento realizado na tarde desta sexta-feira, no estacionamento da unidade, e que reuniu cerca de 50 pessoas, entre crianças, profissionais de saúde e idosos.


Segundo a enfermeira Lúcia Freze Pires, diretora da unidade, os dois grupos destinam-se a melhoria da qualidade de vida, tanto de idosos como de crianças, além estimular a convivência e fortalecer os vínculos familiares.

“Nenhum idoso ou criança está doente aqui, mas precisam de acolhimento e atenção. O mínimo que fazemos proporciona encontro, brincadeiras, cultivo às amizades, momentos para que eles se sintam bem, além de se reunir para lanchar, se divertir, dançar e trocar experiências”, explicou a enfermeira.

Grupos terapêuticos

A policlínica de Itaipu mantém dois grupos distintos – Terceira Idade e de Apoio à Aprendizagem – com objetivo de atender duas parcelas significativas da sociedade: idosos que necessitam de atenção especial, e crianças de escolas públicas ou privadas, de oito a 11 anos, que apresentam déficit de atenção ou outro problema que interfira em seu desempenho escolar. Para isso, a unidade conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar: Sandra Martins, fonoaudióloga; Sandra Piccoli, terapeuta ocupacional; Amanda Carvalho, Daiane Barroso, assistente social; Luciana Tenório, psicóloga; e Caroline Abi-Ramia, assistente social.

“Festejar os eventos juninos é uma forma de compartilhar as nossas tradições e fortalecer cada vez mais os vínculos com os envolvidos nos grupos. Além disso, o trabalho feito com pessoas de várias idades juntas possibilita também realizar a valorização do idoso. Crianças e idosos participaram da festa e se integraram de forma positiva, com a percepção de que os idosos ainda são produtivos e podem se divertir”, avaliaram os organizadores.

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner