postheadericon Maternidade Alzira Reis comemora 11 anos de atividades

alzira-reis

Mais de 15 mil partos realizados e mais de 90% das usuárias satisfeitas

Com 15.680 partos realizados, dos quais 32,9% foram cesarianas, e quase cinco mil bebês registrados no cartório instalado em seu interior, a Maternidade Alzira Reis Vieira Ferreira (MMAR), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói completou no último domingo, 11 anos de atividades. A festa de aniversário, no entanto, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 25, no refeitório da unidade e contou com a participação de profissionais de saúde, funcionários e moradores do Morro do Preventório, em Charitas. Pesquisas realizadas pela ouvidoria interna apontaram que mais de 90% das usuárias demonstraram-se satisfeitas com o atendimento na unidade.

Segundo a diretora, médica Adriana Cersósimo, as comemorações tiveram início na manhã do último sábado, com realização de um jogo de futebol reunindo integrantes do Alzirão Futebol Clube (AFC), o time oficial da maternidade formado por servidores da unidade e moradores locais. A programação continuou na tarde desta segunda-feira, com a apresentação de um relatório, a realização de um desfile de modas e de coquetel.

Baixo risco

A Maternidade Municipal Alzira Reis atende preferencialmente à gestante de baixo risco, portadora ou não do Cartão SUS, moradora de Niterói, e que esteja em final de gravidez. A paciente que não tiver o cartão poderá obtê-lo no ato da internação. Nos casos de risco, parto prematuro, por exemplo, as mães são orientadas, desde o pré-natal pelos obstetras que as acompanham, a se dirigirem às maternidades de alto risco, como o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro, e o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca.

De acordo com a diretora foram feitos investimentos em ações que permitem o parto humanizado, garantindo à gestante ter ao lado do leito a presença do acompanhante, de um fisioterapeuta, psicólogo e outros profissionais. Segundo Adriana Cersósimo, de abril de 2004 a maio de 2015 foram realizados 48.146 atendimentos, o que resultou em 16.722 internações.

O perfil da clientela, afirma Cersósimo, é representado por 88,47% de moradoras de Niterói, sendo que 48,94% têm entre 20 a 27 anos, e procuram a maternidade para ter o primeiro filho.

A equipe da maternidade é formada por dois obstetras, um pediatra e um anestesista a cada 24 horas, durante os sete dias da semana, além de profissionais de enfermagem obstétrica e neonatológica, assim como assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros.

A MMAR conta com 22 leitos, sendo três para pré-partos individualizados. E ainda: uma Unidade Intermediária, com incubadora e respirador, atende aos recém nascidos que necessitam de tratamento especializado. Casos graves são referenciados às maternidades do HUAP ou HEAL.

Grupo de Gestantes

O Grupo de Gestantes da MMAR é destinado às mulheres grávidas a partir do terceiro trimestre de gestação, e tem como objetivo principal a ambientação com o local do parto. Os agendamentos são realizados, por meio das unidades de saúde onde as gestantes realizam seu pré-natal. Para isso, são necessários o Cartão do Pré- Natal e o Cartão do SUS. São agendadas 10 gestantes para cada reunião, sendo permitida a presença de um acompanhante.

Cronograma das Reuniões

05 e 18

Dezembro

05

A maternidade Alzira Reis está situada à Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº, Charitas, em Niterói. Mais informações pelos telefones: (21) 3611-0107/ 3701-1846.