postheadericon Vigilância Sanitária promove curso de capacitação em Niterói

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (DEVIC), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou nesta segunda-feira (25), às 14h, curso de capacitação voltado para trabalhadores da área de farmácia e correlatos, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói. O treinamento contou com a presença de 160 profissionais na plateia.

O objetivo do curso foi orientar e capacitar os participantes, por meio de palestras, sobre o descarte correto de medicamentos e materiais hospitalares.

A palestra teve início com apresentação da Chefe da Sessão de Medicamentos e Correlatos da Vigilância Sanitária, Deucelir Figueiredo. A palestrante explicou os riscos e danos à saúde pública de um descarte inadequado de remédios e resíduos hospitalares e apresentou a legislação e as normas em vigor. ‘’Descartado em qualquer lugar, os medicamentos podem ser reutilizados por catadores, idosos, crianças e animais de áreas poluídas, trazendo graves consequências, além de contaminações ao meio ambiente. Existem lugares adequados de descarte de acordo com cada tipo de sedimentos. Fiscalizamos rigorosamente ’’, afirmou.

O Farmacêutico Fiscal da Vigilância Sanitária, João Carlos Gomes, em sua apresentação, citou os procedimentos, normas e responsabilidades das coletas, transportes e descartes adequados. Segundo o farmacêutico, as transportadoras necessitam de uma licença de operação e os aterros devem ter autorização do INEA. ’’ Os órgãos públicos gerenciam, regulamentam e fiscalizam todo esse processo’’, informou.

Ao final da apresentação, os palestrantes interagiram com a plateia, responderam dúvidas dos participantes e entregaram os certificados. ‘’Desde outubro do ano passado estamos levantando em todos os seguimentos quais os pontos em que os profissionais possuem mais dificuldades. Verificamos que o descarte de medicamentos era um tema que havia a necessidade de ter uma capacitação. Estamos criando um protocolo único e definido para esse trabalho’’, afirmou o Chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Claudio Pinto Vicente.