Principal
Banner

postheadericon Prefeito de Niterói e secretários visitam unidade de saúde no projeto “Prefeitura Móvel”

Prefeito e secretários passarão a semana trabalhando em Ciep no bairro, atendendo moradores e ouvindo sugestões e reivindicações da comunidade

pref-movel2

A Prefeitura de Niterói iniciou na manhã desta segunda-feira (30.6) o projeto “Prefeitura Móvel” no Caramujo, Zona Norte da cidade. Até sexta-feira,  o secretários municipais e presidentes de autarquias irão despachar no Ciep Antineia Silveira Miranda, no bairro. Eles também farão reuniões de trabalho, apresentarão projetos e ouvirão sugestões e reivindicações dos moradores.

.

Em um estande montado no Ciep, moradores respondem a um questionário, fazem um cadastro e suas demandas são repassadas aos secretários e ao prefeito, que atendem pessoalmente à população. Nesta segunda-feira, o atendimento foi para as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Obras e Infraestrutura Urbana, Executiva, Conservação e Serviços Públicos, além da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

pref-movel

Neste primeiro dia, pela manhã e início da tarde, o prefeito conversou com moradores e realizou reuniões com secretários. No final da tarde, ele visitou a Unidade do Médico de Família do Caramujo e assinou a ordem de início das obras de reforma e ampliação da unidade  e em outros quatro postos (Atalaia, Ilha da Conceição, Vila Ipiranga e Cafubá). Ao todo, 25 unidades estão passando por obras simultaneamente.

A unidade do Caramujo passará a contar com cinco consultórios médicos, dois odontológicos, salas de grupo e escovação. Terá cinco equipes médicas e duas odontológicas. Atenderá a 12 mil pessoas.

No início da noite, o chefe do Executivo municipal apresentou à comunidade o projeto de contenção de encostas do PAC das Encostas em 14 pontos da Zona Norte. No Caramujo, essas intervenções vão ocorrer em seis áreas, como Bombeiro Américo, ruas Selma, A, B, D, E e Jerônimo Afonso, além da Travessa Jurandir.

O prefeito falou para os secretários e representantes da comunidade sobre a importância do Prefeitura Móvel.

“Essa primeira iniciativa aqui no Caramujo, que vai se estender para outras regiões da cidade, tem  como objetivo principal aproximar ainda mais a Prefeitura das pessoas.  A integração com as outras esferas de governo e o diálogo com a comunidade são características importantes da nova administração. Estamos tirando Niterói do isolamento. Com as parcerias com o Estado e o governo federal, inauguramos uma UMEI no Caramujo, municipalizamos um CIEP e implantamos uma escola de ensino fundamental e recapeamos uma das principais vias do bairro, a Nilo Peçanha. Mas a participação da população faz a diferença. Temos um compromisso de cuidar de toda a cidade, mas com olhar especial para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito, acrescentando que em sua gestão os investimentos no Caramujo serão 25 vezes maiores do que a arrecadação do bairro.

O prefeito disse que o objetivo é realizar o “Prefeitura Móvel” pelo menos durante uma semana de cada mês, principalmente em regiões que não tiveram atenção do poder público nos últimos anos. Os próximos bairros que serão contemplados com o projeto serão Ilha da Conceição (agosto), Ponta D’Areia (setembro); Rio do Ouro/Várzea das Moças (outubro); Itaipu (novembro) e Engenhoca (dezembro).

A programação do “Prefeitura Móvel”  no Caramujo esta semana inclui reunião com representantes das comunidades da Igrejinha e São José sobre o projeto de contenção de encostas; construção de quadra poliesportiva e de um centro para a juventude com  financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); início do recapeamento de ruas do Morro do Céu, reforma de uma praça, visita às obras do conjunto habitacional Bento Pestana, no Baldeador, que integra o programa Morar Melhor Minha Casa Minha Vida, além de encontros com dirigentes da escola de samba Acadêmicos do Cubango , com jovens da região e com a organização AME Pendotiba.

O vice-prefeito Axel Grael disse que o governo está se movimentando e tem projetos e investimentos em toda a cidade, em especial o Caramujo, citando por exemplo a conclusão das obras de contenção de encostas da rua Machado, aguardada desde as chuvas de 2010, e concluídas  no ano passado.

A presidente da Associação de Moradores do Caramujo, Andreia Gonçalves Ferreira, elogiou a iniciativa da Prefeitura em ouvir os moradores. “Nunca tivemos em nosso bairro um governo que está junto dos moradores. Agradecemos muito por essa oportunidade”, disse.

Morador do Caramujo há 50 anos, o aposentado Nelson Ferreira, de 77 anos, disse que o bairro vive uma nova era. “Nunca vi isso acontecer no Caramujo, um prefeito presente aqui conversando com os moradores. Agora tenho certeza de que os problemas serão resolvidos”, afirmou.

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner