Principal
Banner

postheadericon Morcegos, você tem medo? Técnico da FMS orienta como protegê-lo​s

EXPANSÃO IMOBILIÁRIA FAZ MORCEGO PROCURAR ABRIGO NAS CASAS, MAS SÓ TRÊS ESPÉCIES OFERECEM RISCO   

Com o crescimento urbano e a especulação imobiliária, o ser humano está invadindo matas e florestas, locais que sempre foram o habitat natural de diversos animais, inclusive do morcego. Com isso, não são raros os casos onde os morcegos utilizam os forros das residências como abrigo ou local de descanso.

De acordo com informações do chefe da seção de Controle de População Animal, do Centro de Controle de Zoonoses, Fabio Villas Boas, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), isso acontece com maior freqüência quando, próxima às residências, existe fonte de alimento, como árvores frutíferas.


No Brasil já foram catalogadas aproximadamente 140 espécies de morcego. Dessas, somente três merecem atenção das autoridades: as hematófagas (alimentam-se de sangue) e, aí sim, podem representar risco de transmissão da raiva, ressalta Fábio.  Ainda de acordo com o técnico, os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de voo. Eles são protegidos por lei porque desempenham importante função no ecossistema, como a polinização das flores, disseminação de sementes e controle da população de insetos. Estima-se que apenas um único morcego insetívoro possa ingerir 600 mosquitos por hora. 


OS HEMATÓFAGOS               

De acordo com Fábio, somente em situações onde os animais domésticos estão sendo “atacados” por morcegos é que as autoridades devem agir. Isso indica que no local existe alguma colônia de hematófagos. Nesses casos, o morador deve abrir processo no Protocolo Geral do CCZ, para que uma visita da equipe de técnicos seja agendada para avaliar e resolver o problema. Cabe informar que o morcego hematófago tem o hábito de se alimentar sempre no mesmo animal. Desta forma, o proprietário pode perceber que o seu animal está sendo “atacado” por morcegos, quando visualiza sangue no ambiente, algum ferimento estranho ou até mesmo ao flagrá-lo sugando sangue. Como forma de minimizar a presença do morcego, o técnico aconselha os moradores a vedarem forros e porões, com alvenaria ou jornal, muito bem trabalhado, já que o bicho tem uma flexibilidade corporal que permite sua passagem por um pequeno espaço. 

 

Em caso de ferimento provocado por ataque de morcego, lave o local com sabão neutro e água abundante e procure a unidade de saúde mais próxima de casa. Evite a automedicação!

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner