Principal Saúde Mental Acomp. Terapêutico

postheadericon Programa de Acompanhamento Terapêutico

Programa de Acompanhamento Terapêutico

O Programa de Acompanhamento Terapêutico em Atenção à Crise da Rede de Atenção Psicossocial de Niteŕoi, proposto pelo Hospital Psiquiátrico de Jurujuba desde 1998, é fundado pelos princípios do SUS e pela ética da Reforma Psiquiátrica em seu compromisso com a cidadania dos usuários da RAPS. Tem por diretriz a capacitação de profissionais de saúde de nível superior para atuação no campo da Atenção Psicossocial.

Para tal o programa conta com dispositivos regulares de formação, como supervisão clínica semanal, grupo de leitura teórico-clínica, participação permanente na oficina de construção de caso clínico (atividade regular da DEP), além da preceptoria no campo e reunião de equipe semanal.

Tendo por público alvo profissionais recém-formados, prioritariamente com experiência de estágio em graduação no campo da Atenção Psicossocial, e que expressem o interesse em se qualificar e especializar para atuação no campo, o Programa de Acompanhamento Terapêutico tem por diretriz que a inserção destes jovens profissionais em campo, em perspectiva crítica de formação e compromissados com os princípios do SUS e da Reforma, engendram articulação de trabalhos que buscam contribuir para que os espaços de convivência, os dispositivos terapêuticos, os laços de trabalho e cuidado, sejam inclusivos, democráticos, não-violentos e dispostos ao trabalho clínico visando a estabilização das crises psíquicas, o engajamento dos usuários em seus projetos terapêuticos em serviços territoriais de cuidado, a inclusão social e o fortalecimento da RAPS.

O Programa de Acompanhamento Terapêutico conta atualmente com 9 Acompanhantes assim dispostos: 4 acompanhantes no Setor de Internação de Agudos Masculino (SIM-HPJ); 3 Acompanhantes no Setor de Internação de Agudos Feminino (SIAF-HPJ); 2 Acompanhantes no Serviço de Recepção e Intercorrências/Emergência Psiquiátrica (SRI-HPJ) e 1 Supervisor Clínico que também divide a coordenação do programa com a Coordenação da Divisão de Ensino e Pesquisa.

A seleção é realizada pela DEP por análise curricular e entrevistas.

Interessados podem encaminhar seus currículos profissionais a qualquer tempo para o email da DEP: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Coordenação do Programa de Acompanhamento Terapêutico: Rafael Guimarães Ferreira Lazari e Karina Moraes Bermudez

Contato:

A DEP localiza-se no bairro de Charitas, na Avenida Prefeito Sílvio Picanço, s/nº.