Principal
Banner

postheadericon Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

 

Uma pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde, feita em 33 países da América Latina e do Caribe, identificou que as condições impostas pela pandemia de Covid-19 aumentaram o consumo de álcool. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas, é uma doença e um problema de saúde pública, que deve ter atenção de todos os países.


O objetivo primordial dessa data, é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes provocam no organismo e como afetam a sociedade. Especialistas apontam a importância da reflexão sobre a dependência química e de medidas de prevenção planejadas e direcionadas à educação, prática de esportes, cultura, lazer e socialização.


Mas você sabia que Niterói possui uma rede de saúde mental, com políticas públicas voltadas para acolhimento e tratamento? Conheça os nossos serviços:


A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói possui o dispositivo Consultório na Rua que presta atendimento para a população em situação de rua. A equipe multiprofissional reúne médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, agentes sociais, redutores de danos e motorista. Com apoio de um veículo, atuam de forma itinerante nos locais onde se concentram essas pessoas, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas com a rede de Saúde. Através do Consultório na Rua, o usuário com transtorno mental é encaminhado para os serviços da rede de saúde mental.


No Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, a Rede de Saúde Psicossocial (RAPS), administrada pela Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), possui quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo para adultos: Casa do Largo (São Francisco) e Herbert de Souza (Centro); um CAPS AD para adultos usuários de álcool e outras drogas (Fonseca); um CAPSI para crianças e adolescentes (Santa Rosa); seis ambulatórios de Saúde Mental; Centro de Convivência e Cultura de Niterói; uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI); nove Residências Terapêuticas (RT) e o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.


Os Centros de Atenção Psicossocial são dispositivos que fazem parte da rede e são voltados para o cuidado especializado de pessoas em intenso sofrimento psíquico, que se articulam com os demais serviços da RAPS para a atenção integral e longitudinal de lógica territorial.


Já o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), é um dispositivo fundamental para o processo de desinstitucionalização de usuários que viveram dois anos ou mais ininterruptos em instituição asilar, como Hospitais Psiquiátricos. Como parte do processo de reinserção social, a SRT tem como principal escopo de reabilitação psicossocial a construção da autonomia, a garantia do direito de morar e o exercício da cidadania.


Os cidadãos também podem contar com o Centro de Convivência, que possui ações como o projeto de geração de renda; grupo para debater a inserção nos espaços de expressão artística; e atividades de interesses culturais em geral.


Crianças e adolescentes da cidade também podem contar com a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), um espaço complementar para o tratamento do público entre 12 a 18 anos, usuários de crack e outras drogas, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade.


Por fim, há o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, parte da rede de saúde mental, sendo referência para o acolhimento de emergência e sua atuação se dá em articulação com os demais serviços desta rede (CAPS, ambulatórios, Centro de Convivência e Cultura), e também em articulação com a rede de saúde municipal.


Lembre-se, tanto os Módulos do Programa Médico de Família, quanto às demais unidades de saúde, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde, realizam um primeiro acolhimento dessas demandas, à medida em que são consideradas portas de entrada para o atendimento do SUS.


Não deixe de buscar acolhimento e auxílio profissional, pois o tratamento e o acompanhamento adequados, salvam e recuperam vidas!

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner