postheadericon Conferência de Democracia Participativa

Entre os dias 6 e 8 de novembro na cidade das Artes no Rio de Janeiro ocorreu a 22° Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), reunindo delegações dos mais diversos continentes  representando cidades, coletivos e academia.

Os participantes puderam debater e trocar experiências sobre quatro eixos temáticos centrais: democracia e cidadania, participação e deliberação, inclusão e diversidade; e transparência e governo aberto. Como a participação democrática impacta e pode ajudar no reconhecimento dos conflitos territoriais e na busca de soluções respeitando a diversidade e  trabalho para produzir os diversos aspectos da desigualdade sócio-espacial.

O Conselho Municipal de Niterói de Niterói esteve presente, sendo representado pelo conselheiro Thiago Brum, pela assessora técnica Nathalia Harcar e pela secretária executiva Elena Lopes.

“A partir deste ano o Conselho Municipal de Saúde de Niterói tem um assento na OIDP e em nossa primeira conferência foi possível vivenciar a troca de experiências participativas e novas estratégias de participação. Assimilamos anseios, dificuldades e a importância da participação da Juventude”, revelou Elena.

“Participamos da assembleia geral com direito a voz e voto onde foram levantadas questões  acerca dos alimentos, clima, votação da declaração final da Conferência e eleição da co-presidência onde todas as representantes mulheres reivindicaram essa vaga e foi aprovada pelos demais  Assim foi a nossa primeira participação nessa nova ferramenta de discussão de democracia participativa”, completou.