Principal
Banner

postheadericon ABRASCO: Niterói presente em Congresso de Saúde Coletiva

 

 

Entre os dias 30 de outubro a 03 de novembro de 2023 foi realizado o 9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), na cidade de Recife (PE), com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde de Niterói (CMS/NIT) e da Secretaria Executiva do CMS/NIT. Em torno do tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, o evento reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores da saúde de todo país.


Durante o evento, Elena Lopes (Secretária Executiva do CMS/NIT) e Nathalia Harcar (Assessoria Técnica do CMS/NIT) apresentaram um trabalho significativo intitulado "Construção dos Conselhos Locais de Saúde em Niterói: Um Processo de Mobilização e Qualificação para Fortalecer a Participação Popular." Essa iniciativa, que contou com a coautoria do ex-conselheiro Raphael Borges, destaca os esforços conjuntos para promover uma participação mais ativa da comunidade na construção de políticas de saúde locais.


A apresentação detalhou o processo de mobilização e qualificação desenvolvido em Niterói, delineando como a criação e fortalecimento dos Conselhos Locais de Saúde têm sido cruciais para ampliar a voz da população nas decisões que impactam diretamente em sua saúde e bem-estar.


Outro trabalho de Niterói apresentado foi o "Participação social em saúde e a formação dos trabalhadores do SUS: Relato de uma experiência nas terras de Araribóia", em que o conselheiro Leandro Pires (Instituto de Saúde Coletiva / Universidade Federal Fluminense - UFF) desenvolveu junto com os alunos da UFF, Yuri Ferreira e Pedro Gebran. A apresentação esteve no Coletivo Temático 10: “Emancipação e saúde: análise institucional na perspectiva da decolonialidade”. O CT foi coordenado pela também conselheira de Saúde de Niterói, Ana Abrahão, da Escola de Enfermagem (UFF). Além disso, Ana apresentou o trabalho “Rede viva de diálogo colaborativo com Agentes Comunitários de Saúde: Uma trama entre o instituído e o instituído na formação em saúde”. 

 

Sobre o Congresso – “O 9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde foi ainda maior que a edição anterior do evento: ao longo de cinco dias, circularam pelo evento 2300 pessoas, que apresentaram 1415 trabalhos e participaram das mais de 60 atividades, com formatos diversos – desde debates e mesas redondas até a Tenda Paulo Freire, as Merendas Intersaberes e uma vibrante programação cultural. O encontro demonstrou que as Ciências Sociais e Humanas em Saúde estão em constante desenvolvimento, como espaço de produção científica, escuta ativa e troca de saberes.”. “Neste evento podemos ver a força e a potência da Saúde Coletiva brasileira. O quanto, especialmente as Ciências Sociais e Humanas em Saúde, têm o poder de renovação, de trazer novas ideias, questões e problemas – e como isso se ancora nas melhores tradições da área. Não vamos perder nossas raízes, mas podemos criar, inventar”, saudou Rosana Onocko, presidente da Abrasco”. (do site oficial)

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner