postheadericon 2º Comunica Saúde enfatiza a linguagem de sinais

“Acessibilidade na Saúde: Promovendo a Comunicação Efetiva com a Comunidade Surda através da Libras”, esse foi o tema da  2º Comunica Saúde, uma capacitação da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada) que aconteceu na última sexta-feira (27) no auditório da Prefeitura de Niterói.

A ideia do encontro, voltado para os profissionais da área de saúde do município, era justamente prepará-los para lidar com situações que envolvessem os deficientes auditivos.

De acordo com a gerente executiva Tatiana Pontífice, foi fundamental para a conscientização e educação sobre a importância do uso da língua de sinais como meio de comunicação efetiva.

“Ao abordar esse tema, a palestra trouxe a reflexão sobre a importância de que equipes de saúde e profissionais médicos saibam o básico da língua de sinais para melhor se comunicarem com pacientes surdos, viabilizando assistência mais eficaz e sensível às suas necessidades. Além disso, a palestra conseguiu sensibilizar o público sobre os desafios enfrentados pelas pessoas surdas no acesso aos serviços de saúde e incentivar a criação de ambientes mais inclusivos e acessíveis nas unidades de saúde”, explicou Tatiana.

Ela estava acompanhada da assistente social Anielle do Nascimento Andrade Batista e do professor de Libras, Elson Silva. Ele, que também é surdo, ensinou de forma bem descontraída aos servidores presentes como se comunicar melhor na linguagem dos sinais.

Todos reforçaram que o ideal para atender pessoas que usam Libras é a presença de profissionais treinados e fluentes nessa língua, ou a presença de intérpretes.

Existe a possibilidade de solicitar e agendar o acompanhamento de um intérprete de libras durante uma consulta médica. Esse agendamento é feito através da Secretaria Municipal de Acessibilidade.

Foi contada também um pouco da história da instituição beneficente que atua desde 1969 junto aos SUS. Além disso, outro tópico levantado foi do Hand Talk, ele é uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas, foi criada por Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz e que foi lançada em julho de 2013.

“Em resumo, foi um momento de trocas de experiências e conscientização. Essa parceria entre a APADA Niterói e a Secretária de Saúde é uma demonstração de um compromisso conjunto em contribuir para uma sociedade acessível, independente da forma de comunicação escolhida pelo usuário, oportunizando qualidade nos cuidados de saúde prestados”, finalizou Tatiana.