postheadericon Cerimônia marca o início do Outubro Rosa em Niterói

A Prefeitura de Niterói, em conjunto com instituições da sociedade civil, vai realizar uma série de ações durante todo o mês de outubro com o objetivo de chamar a atenção quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, que é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

O lançamento da campanha foi feito no último domingo (01), no Reserva Cultural, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Axel Grael e com a apresentação da Orquestra de Cordas da Grota. Até o fim do mês, estão previstas diversas atividades.

“Essa campanha do Outubro Rosa é fruto da união de diversos setores da Prefeitura com um único objetivo, que é a saúde da mulher. É fundamental usarmos essa extensa programação para comunicar a cada niteroiense a importância de realizar os exames preventivos, porque estamos falando de uma doença que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é o percentual de êxito do tratamento. Estamos todos empenhados em fazer essa mensagem chegar”, destacou o prefeito Axel Grael, durante o lançamento da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Niterói de Bicicleta e instituições da sociedade civil – organizou uma extensa programação, com diversas atividades como palestras e rodas de conversas nas unidades de Saúde e em locais públicos do município ao longo do mês de outubro, Caminhada Rosa e o Dia Delas.

Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher, em parceria com a Fundação do Câncer, tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias. Todo o tratamento com radioterapia, quimioterapia e as cirurgias foram assumidos pela Prefeitura de Niterói. O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia no Dia da Mulher (08 de março) até setembro, foram realizadas mais de 200 cirurgias só de câncer de mama. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou que as ações do município contra o câncer de mama e colo de útero vêm apresentando resultados.

“Com a implantação do Programa Niterói Mulher, o município zerou a fila de espera da regulação por cirurgia de câncer de mama e colo de útero. Foram mais de 300 cirurgias realizadas no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Hoje, com a ampliação das ações, Niterói garante a promoção à saúde, tratamento e reabilitação das pacientes com câncer, dando o suporte necessário a cada uma delas”, afirmou Anamaria Schneider.

Sobre a mamografia – É um exame simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Serve para complementar o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade.

A conselheira municipal de política e direitos da mulher, Fernanda Sixel, convida a população a participar da agenda.

“O Movimento do Outubro Rosa em Niterói reúne várias instituições governamentais e da sociedade civil que atuam durante todo ano, em conjunto, para a conscientização da importância da realização dos exames e do diagnóstico precoce. Instituições como Outubro Rosa Niterói, ADAMA, Instituto Zen, Mover Movimento Viver, Pro Onco, Nosso Dia Pink, Studio Deisi Bigo, Doses de Imunidade Amorosa e Projeto Silvinha se juntam à Prefeitura com um único objetivo: salvar vidas. Niterói hoje é referência no tratamento de câncer de mama e de colo de útero. É fundamental nos apropriarmos das informações, divulgarmos, participarmos da agenda prevista e, principalmente, nos cuidarmos e daqueles que amamos”, explicou Fernanda Sixel.

Serviço: Programação Outubro Rosa:

- Caminhada Rosa

Local: Praia de Icaraí – concentração na Reitoria da UFF

Coordenação: Movimento Outubro Rosa

- Pedal Rosa

Horário: 08h

Local: Concentração Caminho Niemeyer – trajeto do Caminho até a Praia de Icaraí (Reitoria)

Parceria: Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Saúde, CODIM, Grupo de Trabalho Niterói Mulher, Oncomed, CLIN

- Dia Delas

Horário: 08h às 17h

As Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.

Realização de mamografia pré-agendada no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino

- Remada Rosa

Horário: 08h

Local: Quiosque 15 – Charitas