Principal
Banner

postheadericon Vacina BCG, a importância do combate à tuberculose

 

O dia 1º de julho é marcado por uma data especial no calendário dos eventos da saúde. Entre o final do século XIX e começo do XX, a tuberculose devastou populações até que, em 01/07/1921, Calmette e Guérin conseguiram desenvolver um imunizante depois de mais de uma década de pesquisas: a vacina BCG.


Cientista do Instituto Vital Brazil, o pesquisador Arlindo de Assis, recebeu a cepa inativada da bactéria para desenvolver a vacina no país, em 1925. Já de início, a prioridade era para as crianças - população mais vulnerável.


Em 1976, o Ministério da Saúde tornou obrigatória sua administração em crianças de 0 a 4 anos. A vacina em dose única, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra as formas mais graves da doença e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde.


Nos últimos 20 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mortes causadas por tuberculose reduziram em 30% no mundo. Nos países em que a BCG faz parte do calendário vacinal, preveniu-se cerca de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa.


Sobre a tuberculose - Em Niterói, segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), a incidência da doença vem apresentando queda gradual e permanente desde o ano de 2001 (95,6/100 mil hab.) e em 2021 (41,4/100 mil hab.). Entre as razões destacadas estão: maior capacitação dos profissionais de saúde; maior abrangência do Programa Médico de Família; maior oferta de medicação e exames; e a busca ativa de sintomáticos.


Os sintomas mais comuns da doença são: tosse por mais de 3 semanas; suor noturno; febre vespertina; e emagrecimento. Transmitida por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, a doença afeta principalmente os pulmões, mas pode se alastrar para outros órgãos e romper vasos sanguíneos. A transmissão é por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro. Quando a pessoa está em tratamento, após 15 dias, é reduzido o risco de transmissão. A rede pública de saúde de Niterói fornece, do diagnóstico até o tratamento, todo suporte para evitar a gravidade da doença.

 

 

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner