Principal
Banner

postheadericon Julho Amarelo: Combate às Hepatites é tema do mês

 

 

As Hepatites Virais são doenças perigosas, porque têm sintomas silenciosos e afetam o importante órgão do corpo que é o fígado. Por este motivo, pensando na prevenção, diagnóstico e tratamento, todo este mês, chamado Julho Amarelo, as atenções do Sistema Único de Saúde (SUS) estão voltadas para combatê-las.


As unidades de saúde com sala de vacinação seguem dispostas para a imunização contra a Hepatite B e os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continuam a ser feitos. A diferença é que agora o reforço é maior e as unidades de saúde estão se enfeitando de amarelo para ampliar alerta.


Além disso, a Assessoria Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais divulga os primeiros eventos sobre o tema:

1) Roda de Conversa "Atualização Sobre  Vigilância e Assistência às Hepatites Virais em Niterói", com as assessoras técnicas Fábia Lisboa e Giselle Miralhes; e os hepatologistas João Marcelo Cury e Thais Guaraná. Na próxima quinta-feira (13/07), no Auditório do Hospital Municipal Carlos Tortely, das 14h às 17h.

2) Atividade extra-muros: Prevenção e Realização de testes rápidos.

No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28/07), no Campo de São Bento, das 9h às 15h.


Marcia Santana, responsável pela Assessoria Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais, traz informações necessárias sobre as doenças:


Hepatite B:

- A vacina é a principal medida de prevenção contra a hepatite B, sendo extremamente eficaz e segura;

- Usar preservativo em todas as relações sexuais;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings;

oferecer testagem rápida para a hepatite B;

- A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão de mãe para o bebê;

- A profilaxia para a criança após o nascimento reduz drasticamente o risco de transmissão vertical.


Hepatite C:

- Não existe vacina contra a hepatite C;

- Não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente, etc.);

- Usar preservativo em todas as relações sexuais;

- Não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas; - Oferecer testagem rápida para a hepatite C;

- Mulheres grávidas precisam fazer exames para detectar as hepatites B e C, HIV e sífilis (em caso de resultado positivo, o tratamento da hepatite C não está indicado para gestantes, mas após o parto a mulher deverá ser tratada)"

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner