postheadericon Laboratório de Inovação seleciona experiências exitosas

Compartilhar experiências de vigilância em saúde no município de Niterói é o mote do Laboratório de Inovação em Vigilância em Saúde e Ambiente. O LIS-VIG está com inscrições abertas a partir desta quinta (22/06) até o dia 20/07. Tanto profissionais da saúde, como o restante da população, podem se inscrever através do site: www.apsredes.org/lis-vig. Neste link também consta o edital da seleção. A iniciativa é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde de Niterói com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

"É uma experiência inovadora para ambas instituições. É um espaço de compartilhamentos de ações inovadoras onde superar os desafios da Saúde Coletiva é o objetivo", afirmou a secretária de saúde de Niterói, Anamaria Schneider.

O Laboratório visa dar visibilidade para práticas em Vigilância em Saúde de modo que sejam conhecidas, replicadas e aprimoradas em demais contextos de saúde.

As práticas devem estar alinhadas com o compromisso social de combate às iniquidades em saúde e realizadas na cidade de Niterói entre 2019 e 2023. Os critérios para a seleção citados são: participação social, empoderamento social, inovação, adesão, alcance, impacto social e replicabilidade da experiência.

Dicas de trabalhos - serão avaliadas ações que interferem na saúde da população, como a qualidade da água, o uso de medicamentos, no monitoramento do meio ambiente, do nível de agrotóxicos nos alimentos, no controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis, nas arboviroses, na proteção à saúde dos trabalhadores, nas intervenções em desastres e emergências sanitárias e ações de imunização. A participação vai além dos profissionais de saúde, pois envolve toda a comunidade – incluindo ações realizadas por diversos atores sociais, como associações, coletivos, igrejas, escolas e demais agrupamentos.

Seleção - Os autores responsáveis pelas 10 experiências inovadoras serão convidados a participar de um encontro presencial para marcar o encerramento do LIS-VIG, a ser realizado em Niterói - oportunidade em que será lançada a publicação técnica editada pela OPAS/OMS no Brasil, intitulada NavegadorSUS, com a sistematização das atividades do LIS-VIG e das práticas inovadoras. Essa publicação estará online para ampla divulgação e com acesso livre.

Os 2 melhores trabalhos de cada eixo serão selecionados - e entre as 10 escolhas, os autores dos três trabalhos de maior destaque vão poder se apresentar na 17ª Expoepi, que acontecerá em Brasília-DF, de 6 a 10 de novembro de 2023, com passagem aérea e diárias custeadas.

Eixos - Os trabalhos devem transitar por um dos cinco eixos temáticos:
1) Práticas Comunitárias de Vigilância em Saúde e Ambiente
Promoção de saúde e ações realizadas por associações, coletivos, ou conselhos que realizem oficinas, debates, práticas de empoderamento social, engajamento participativo e/ou iniciativas coletivas.

2) Experiências de Educação e Vigilância em Saúde e Ambiente
Divulgação em saúde e ações realizadas por professores, instituições, ONGs e profissionais de saúde que realizam cursos - bem como ações extramuros que envolvam a comunidade. Entre os exemplos de atividades estão: informações sobre doenças/agravos, práticas de saúde, educação continuada, estratégias de prevenção, iniciação científica ou extensão universitária.

3) Experiências de arte, cultura e comunicação em Vigilância em Saúde e Ambiente
Uso de material visual, sonoro, audiovisual e/ou interpretativo por artistas, coletivos, ONGs e instituições na lógica da vigilância em saúde. Dentre as sugestões: grafites, desenhos e artes gráficas/visuais; grupos de teatro; artesanato e esculturas; músicas; podcasts; documentários; e obras de criadores de conteúdo diversos.

4) Experiências de saúde digital e Vigilância em Saúde e Ambiente
Tecnologia a serviço do cuidado com ações em inteligência artificial, sistemas de informação, análise de dados, ferramentas e tecnologias da informação. Tais atividades podem ser realizadas por instituições, profissionais, redes colaborativas e desenvolvedores de software.

5) Gestão e práticas de vigilância no cuidado em saúde
Monitoramento e avaliação de ações - ferramentas e formas de integrar as redes de saúde, como a Atenção Primária, a rede ambulatorial especializada e a hospitalar. Fomentado por gestores e profissionais de saúde que tragam experiências, articulações, organizações de processos,  trabalhos com dados e/ou mensuração de informações.

Vídeo institucional da abertura do edital: https://www.youtube.com/watch?v=jR3RkIAbd-E