postheadericon FMS - Treinamento em gripe aviária

Na sexta-feira (02), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um treinamento sobre Gripe Aviária para os seus profissionais no auditório do Campus da UFF, no Valonguinho.

A medida ocorreu como forma de prevenção, após o registro de casos de aves silvestres migratórias infectadas com o vírus no Estado do Rio de Janeiro. Até o momento não há registro de casos em humanos no Estado do Rio e nenhuma confirmação de ave infectada em Niterói.

“O objetivo do encontro é capacitar a equipe de Educação em Saúde e os coordenadores do trabalho de campo, permitindo assim que o assunto possa ser replicado para todo o quadro de funcionários do CCZ e incorporado na rotina de eventos do setor de educação em saúde”, afirmou chefe do CCZ, Fábio Villas Boas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, o município está monitorando diariamente o cenário de casos da Gripe Aviária. “A secretaria de saúde criou um grupo de trabalho estabelecendo o fluxo de prevenção, atendimento e acompanhamento do cenário da Gripe Aviária. O grupo envolve profissionais da Saúde, Defesa Civil e Guarda Ambiental. Além disso, as unidades de saúde já estão orientadas sobre assistência à população e as medidas a serem tomadas em caso do aparecimento da doença”, afirmou.

A orientação para a população é de evitar o contato com aves silvestres e em caso de encontrar com uma ave doente ou morta entrar em contato com o CISP pelo número 153.