postheadericon Início da aplicação de vacina bivalente em maiores de 18 anos

A Prefeitura de Niterói iniciou, na última terça-feira (25), a vacinação de pessoas maiores de 18 anos com a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. Também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.

A dose da vacina bivalente também está sendo aplicada em pessoas gestantes e puérperas, a partir de 12 anos; imunossuprimidos com 12 anos ou mais; pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir de 12 anos.

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, fala sobre a importância da vacinação.

“É fundamental que as pessoas que fazem parte do público-alvo compareçam a uma unidade para receber a dose da imunização. A bivalente é segura e contém cepas atualizadas que protegem também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron. Quanto mais pessoas vacinadas, mais protegidos todos nós estaremos”, destaca a secretária.

Moradora do Centro, a aposentada Maria José de Souza, de 71 anos, conta que perdeu o companheiro para a Covid e, por isso, entende a importância da vacinação.

“A vacina é essencial para nos proteger. Eu tinha tomado a primeira dose da vacina quando eu tive Covid pela primeira vez e quase morri. Meu companheiro, infelizmente, morreu. De repente, se já tivéssemos tomado pelo menos duas doses da vacina, não teríamos passado pelo que passamos. Estou aqui hoje para tomar a quinta dose e vou tomar quantas tiver”, diz a aposentada.

A pesquisadora Bruna Senhoraz, de 33 anos, aproveitou a folga nesta segunda (24) para colocar as vacinas em dia. Bruna sofre com doenças respiratórias e obesidade, que se encaixam no grupo de comorbidades que justificam a vacinação com a dose bivalente.

“Eu estava ansiosa para tomar as vacinas contra a Covid. Até porque eu acho que o pessoal está se descuidando demais. A desinformação criminosa que a gente vive hoje contribuiu para que as pessoas parassem de se vacinar na segunda dose e não tomar todas, no caso da Covid. As vacinas contribuem para que os nossos índices de mortalidade diminuam e muito. E esse vírus tem mutação. Então, temos sempre que estar atualizando a vacina”, explica a pesquisadora.

Para receber a vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal.

Gripe – A Secretaria de Saúde de Niterói também disponibiliza a vacina contra a gripe nos postos de saúde, que pode ser tomada junto da vacina contra a Covid. O cozinheiro Caubi Rodrigues, de 60 anos, morador da Ponta D´Areia, foi até o posto de saúde nesta segunda-feira (24) para tomar as vacinas bivalente contra a Covid-19 e a da gripe.

“A vacina é muito importante. Eu peguei Covid duas vezes. A primeira vez foi no começo da pandemia e foi muito ruim. Não fiquei internado, mas foi complicado. Na segunda eu já tinha tomado duas doses e não passei o que tinha passado da primeira vez. Já a da gripe, eu tomo todo ano há muito tempo. Aproveitei um tempinho que tive para vir colocar a vacinação em dia”, conta o cozinheiro.