Principal
Banner

postheadericon HUAP: Doar leite humano é doar vida

 

É mãe que está amamentando ou conhece alguma? Por que não se sensibilizar para doar seu leite excedente? O banco de leite do Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP (situado na Av. Marquês do Paraná, 303, Centro) recebe doações de toda Região Metropolitana 2 através do telefone 99648-7654 (Whatsapp), como também pelo fixo: 2629-9026.

 

Na rede municipal, a Unidade Básica de Saúde de Santa Bárbara também realiza a colheita (na Rua Jandira Pereira, 625).

 

A doação é fundamental para o tratamento de bebês internados, prematuros, de baixo peso ou em estado grave. "O leite doado é fundamental para bebês em UTI neonatal, favorecendo o restabelecimento e desenvolvimento deles", afirma Maria Regina, diretora da UBS Santa Bárbara.

 

A mulher que quiser doar leite tem que estar alimentando plenamente seu bebê e estar excedente de leite. "Essa produção a mais é muito comum de acontecer, pois a gente costuma produzir mais do que o que a gente alimenta nosso filho", afirma Bertila Riker, coordenadora do Banco de Leite do HUAP.

 

É solicitado exame para hepatite, sífilis, HIV e hemograma completo, que pode ser enviado via e-mail ou pelo Whatsapp. A partir daí é enviado um kit de coleta para a casa dessa doadora. A mesma também precisa entrar em cadastro após responder uma ficha preenchendo seus dados.

 

"A cada dia da semana a gente realiza uma rota para a ida domiciliar. O leite é colhido, armazenado, congelado e transportado em contêiner com controle de temperatura adequado", informou Bertila, sobre a garantia de qualidade do alimento.

 

Além do leite, o HUAP também aceita frascos de vidro com tampa de plástico, típicos de alimentos industrializados.

 

O apelo para doação se faz necessário: "Estamos com menos da metade de doadoras que precisamos para atender a população. São cerca de 30 doadores e precisamos do dobro disso para manter nosso estoque. Estamos precisando muito de doadoras. O leite é mais que alimento, é tratamento para nossos bebês. É extremamente importante a gente sensibilizar a população em relação à doação. Quem puder ajudar vai fazer a diferença para muitos bebês", afirma Bertila.

 

Segundo a enfermeira Vanessa Guimarães: "chegando na UTI neonatal é prescrito o volume e o tipo de característica do leite de acordo com idade gestacional, peso do bebê e suas necessidades. Temos nosso estoque de leite pasteurizado, que a gente escolhe por critérios, como caloria, acidez e tempo de validade. Isso de acordo com cada bebê. Por exemplo, um bebê prematuro que está começando a se alimentar, começa com até 5 ml de leite - ele precisa de caloria e acidez bem baixa para ajudar em sua recuperação e conforme ele for melhorando, os médicos aumentam o volume e a caloria deste leite".

 

Toda mulher pode ser doadora, desde que tenha boa saúde e que esteja amamentando plenamente seu bebê! É importante que a sociedade se mobilize para repercutir essas informações!

 

 

 

 

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner