Principal
Banner

postheadericon Dia da Doença de Chagas é tema para conscientização

 

No Dia Mundial da Doenças de Chagas, 14/04, aproveitamos para descrever mais sobre essa doença, em que Atenção Básica tem a função primordial de diagnosticar e atuar contra essa enfermidade.

Esta doença tropical afeta principalmente as populações vulneráveis. No mundo todo, de 6 milhões a 8 milhões de pessoas são acometidas e mais de 75 milhões moram em áreas de risco de contágio, sendo que 1,12 milhão são mulheres em idade fértil. O problema da transmissão vertical entre a mãe e o bebê é o grande desafio em se tratando da doença.

Sem tratamento, entre 30% e 40% dos afetados desenvolvem sérias complicações de saúde, principalmente no coração e no sistema digestivo.

A doença é causada pelo hemo­protozoário Trypanosoma cruzi. Sua descoberta adveio do cientista Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas em 1909, ao descrever a doença, o agente etiológico, os transmissores e o habitat dos mesmos, como também a sintomatologia da doença.

O Trypanosoma cruzi é transmitido no ato da alimentação do vetor. Ao coçar uma picada feita pelo animal junto com suas fezes, a contaminação pode ser dada. A doença também pode ser transmitida por alimentos contaminados com os vetores triturados ou os seus dejetos.

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasita direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

O tratamento é efetuado por drogas antiparasitárias: a utilização das medicações Nifurtimox e Benzonidazol.

A rede pública de saúde de Niterói está disposta para diagnosticar e tratar a doença de Chagas.


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner