Principal
Banner

postheadericon Abril Azul: UMAM realiza roda de conversa sobre autismo

 

Aconteceu na tarde da quarta-feira (12/04), na Unidade de Pronto Atendimento Mário Monteiro, uma roda de conversa sobre o mês da Conscientização do Autismo, o Abril Azul. Durante o evento foram debatidos os aspectos e a importância da inclusão, interação social e aceitação de pessoas que possuem o transtorno do espectro autista (TEA). O objetivo era justamente quebrar tabus e paradigmas.

 

De acordo com a psicóloga da unidade, Valéria Vilar: “as intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social”. Valéria também reforça que essas intervenções têm impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores.

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, é um transtorno em que a criança apresenta sinais de desenvolvimento não esperados para sua idade. Trata-se de um espectro, pois há diferentes graus: casos leves, moderados e graves.

 

É possível identificar traços compatíveis com TEA nos primeiros meses de idade ao observar atrasos no desenvolvimento. A baixa interação visual da criança, especialmente com a mãe, é um dos sinais.

 

Outros indicativos podem ser identificados à medida que a criança vai crescendo, como o hiperfoco - quando a criança brinca diversas vezes com o mesmo brinquedo e apresenta pouca interação com as pessoas e o ambiente ao redor.

 

Neuroplasticidade - Se for feita a estimulação precoce, é possível desenvolver as aptidões da criança, para que no futuro ela não tenha comprometimento mais grave do seu desenvolvimento e habilidades motoras, cognitivas e verbais.
 

Fluxo de atendimento - Como parte do mês comemorativo do Abril Azul, aproveitamos para explicar como funciona o fluxo de atendimento de quem é diagnosticado com autismo. O Hospital Pediátrico Getulio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, recebe primeiramente as crianças que são analisadas pelo neuropediatra. Caso confirmado a condição, o usuário é encaminhado para terapias nas especialidades com psicólogos, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional - equipe multidisciplinar que vai atuar no atendimento daquela criança.

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Monteiro Lobato também  tem psiquiatria pediátrica. A unidade também tem salas de estimulação precoce, que é um dispositivo no tratamento do autista. Outras salas de estimulação são encontradas na Pestalozzi e Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), unidades que estão conveniadas com a rede municipal .

“Hoje o paradigma está diminuindo, os preconceitos estão sendo superados e a rede pública de saúde está identificando os casos de autismo com antecedência”, afirmou Valeria Vilar, psicóloga da Unidade de Pronto Antedimento Mario Monteiro.

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner