postheadericon Projetos de combate ao câncer de Niterói são lembrados

Pelo Dia Mundial de Luta Contra o Câncer (08/04), a Secretaria Municipal de Saúde reforça seus projetos em curso, o Niterói Vencendo o Câncer e o Programa Niterói Mulher.

É da preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói o compromisso com a prevenção, o diagnóstico precoce, a vigilância dos casos, o tratamento das doenças e a capacitação dos profissionais de saúde.

O programa Niterói Vencendo o Câncer contém três eixos principais: Plano Municipal de Atenção Oncológica, Registro Municipal de Câncer e Navegação em Oncologia.

Com o programa, o município chama para si a responsabilidade de cumprimento da Lei 12.732/2012, conhecida como Lei dos 60 dias. A legislação estabelece que o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) tem direito de se submeter ao primeiro tratamento em até dois meses, contados a partir do dia em que for assinado o diagnóstico de câncer.

Parceiro do projeto, a Fundação do Câncer por meio de seu consultor médico Alfredo Scaff, esclarece: "compreender os dados demográficos e o perfil populacional, reunindo os dados de incidência, morbidade hospitalar e mortalidade são fundamentais para o maior entendimento do comportamento de distribuição do câncer no município, oportunizando a capacidade de intervenção e maior agilidade no tempo do tratamento dos pacientes"

Já o Programa Niterói Mulher é uma estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, em 2019 apenas 6% das pacientes com câncer de mama no Estado do Rio de Janeiro foram atendidas neste prazo.

Desde março de 2022, o município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino.

Cânceres - De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é um conceito que se refere mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, invadindo tecidos próximos ou órgãos a distância. Estas células, dividindo-se rapidamente, tendem a ser incontroláveis e agressivas, incitando a formação de tumores, que podem espalhar para outras partes do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Já os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.