postheadericon Ação no Centro Pop faz lembrar trabalho do Consultório na Rua

A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta quarta-feira (12), o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Nudedh) no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Agentes do Nudedh e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) prestaram serviços que vão desde orientação jurídica até segunda via de documentação, uma parceria com o Departamento de Trânsito (Detran). Foram realizados cerca de 150 atendimentos ao longo do dia.

A ação é uma oportunidade de lembrar do trabalho realizado pelo Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde. O Consultório na Rua é uma estratégia para atenção integral à saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades. A equipe é multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, agentes redutores de danos e motoristas.

O enfermeiro Raimundo Nascimento, que atua no Consultório na Rua, destaca a importância do projeto: “O consultório itinerante é fundamental para o bom andamento do nosso trabalho. Com ele, conseguimos percorrer todas as regiões da cidade para levar a essas pessoas consultas médicas, testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis, curativos, entre outros, além de poder transportar os pacientes em caso de necessidade”, informa.