postheadericon 1º Seminário dos Ambulatórios da Saúde Mental em debate

Acolher e dar autonomia. Esse era o mote do I Seminário dos Ambulatórios de Saúde Mental de Niterói, que aconteceu na segunda-feira (10/04), no Auditório do Caminho Niemeyer. Profissionais da rede psicossocial dos ambulatórios puderam se reunir e trocar experiências no trabalho com seus pacientes.

Entre os temas tratados do evento de que durou da manhã até final da tarde estavam: fluxos da porta de entrada e de saída; a formação profissional; a execução de atividades individuais e coletivas; a união de trabalho com as ADs; a atuação no território; a articulação em rede; e o matriciamento.

Em conjunto, a ideia que a Atenção Primária tem a capacidade de promover Saúde Mental em seus usuários com intensificação do cuidado e o estímulo trabalho integrado e ético.

Na abertura, Vinicius Lima, Diretor de Redes da Vice Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF/FMS) reconheceu os avanços na rede de atenção psicossocial de Niterói e elogiou o significado deste evento para a qualificação da oferta de serviços nos ambulatórios. "É de grande importância o fortalecimento dos ambulatórios no enfrentamento de desafios relacionados a composição de RH, estrutura e condições de trabalho", afirmou.

Nesta linha, a Coordenadora Geral de Ambulatórios de Saúde Mental, Camila Donnola, comemorou os efeitos dos debates: "os participantes terão mais recursos em suas formações resultando em trabalho de maior qualidade", afirmou, lembrando que serão realizados avaliações sobre o evento e a realização futura de seminários internos para o aprimoramento do trabalho.