postheadericon SAMU Niterói recebe 6 novas ambulâncias do Governo Estadual

Na segunda-feira (27), aconteceu no Theatro Municipal de Niterói a cerimônia de entrega da nova frota de seis ambulâncias (UTIs móveis) para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Niterói. A aquisição vem da parceria da Prefeitura de Niterói e sua Secretaria Municipal de Saúde com o Governo do Estado do RJ. Deste modo, estavam presentes na cerimônia o prefeito Axel Grael, o secretário executivo Rodrigo Neves e o governador Claudio Castro, bem como a secretária municipal de saúde Anamaria Schneider. No encontro, também foi assinado um decreto de criação de um Grupo de Trabalho para definir o desenvolvimento do Complexo Esportivo do Caio Martins.

O SAMU 192, que hoje está presente em todo o país, foi iniciado em Niterói, em 2004. São milhares de chamados atendidos todos os anos por uma equipe incansável que atua 24 horas. Somente na região da Metropolitana 2, da qual Niterói faz parte junto com São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, o SAMU recebe de 300 a 500 telefonemas por dia. O serviço em Niterói mobiliza 110 profissionais, entre médicos presenciais e reguladores, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem.

Fluxo da chamada do SAMU - Ao ligar para o 192 a chamada é recebida pela Central pela Telefonista Auxiliar de Regulação Médica (TARM) que encaminha para o médico regulador. 20% das ligações já é solucionada na própria chamada. Quando avaliada a necessidade da presença do atendimento no local, o operador de frota consulta a disponibilidade de ambulâncias nas bases descentralizadas dos municípios.

São realizadas, em média mensal, 4 mil ligações para toda Metro II e 1 mil para Niterói. Quedas, dispneias e transtornos mentais são as chamadas mais comuns, segundo informações da Central. O SAMU também mantém contato direto com o Corpo de Bombeiros para as ocorrências em vias públicas e a Polícia Militar para as situações de violência.