Principal
Banner

postheadericon Combate à Tuberculose tem data para ser lembrada

 

A última sexta-feira (24) foi marcada pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. É uma data importante para informar sobre essa doença respiratória que é tratável pelo SUS. Considerada como grupo de risco para a Covid-19, a pessoa com tuberculose pode ser tratada com 4 medicamentos (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol) por um período de 6 meses. A data foi estabelecida durante a celebração do centenário da identificação do bacilo causador da doença, descoberta de Robert Koch anunciada em 24 de março de 1882.


Os sintomas mais comuns da doença são: tosse por mais de 3 semanas; suor noturno; febre vespertina; e emagrecimento. O teste diagnóstico é disponibilizado de forma gratuita pela rede pública de saúde.

Transmitida por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, a doença afeta principalmente os pulmões mas pode se alastrar para outros órgãos: a partir dos alvéolos pode invadir a corrente linfática e chegar os gânglios/linfonodos, órgãos de defesa do corpo. Como a bactéria destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se.

A transmissão é por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose pulmonar ou laringea sem tratamento.

Quando a pessoa está em tratamento, após 15 dias, é reduzido o risco de transmissão.

O importante é seguir as  orientações e o tratamento até o final para ter a alta por cura da tuberculose. Como prevenção é importante lembrar da vacina BCG realizada ao nascimento da criança que ajuda a prevenir formas graves da doença. Outra recomendação é manter os ambientes arejados e com luz solar.

Estima-se que cerca de 30% da população mundial estejam infectados com a bactéria, embora nem todos venham a desenvolver a doença. Isso porque as pessoas se comportam como reservatórios do bacilo, ou seja, convivem com ele por conta do organismo não conseguir eliminá-lo - e passarão a ser infectantes, uma vez reativado o foco.

Segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói a incidência da doença no município de Niterói vem apresentando queda gradual e permanente desde o ano de 2001 (95,6/100 mil hab.) e em 2021 (41,4/100 mil hab.). Entre as razões destacadas estão a capacitação dos profissionais de saúde, o acompanhamento do Programa Médico de Família, a garantia da medicação e dos exames de raio-x e tomografia, bem como a busca de sintomáticos.

A tuberculose está entre as 10 causas de morte no mundo: são 10 milhões de casos por ano e mais de um milhão de óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano são notificados cerca de 70 mil novos casos e 4,6 mil mortes por causa da doença. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a Estratégia pelo Fim da Tuberculose (End TB Strategy), que estabelece metas arrojadas para o fim da tuberculose como problema de saúde pública até 2035.

Para mais informações acesse a edição especial sobre o tema do Boletim da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz: https://bit.ly/tuberculosefiocruz

 

 



 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner