postheadericon Centro Cirúrgico do Hospital Oceânico completa um ano

No dia 03 de março de 2022 o Hospital Oceânico Dr. Gilson Cantarino inaugurou seu centro cirúrgico e realizou o seu primeiro procedimento. Nesta sexta-feira (03), um ano dessa data, mais de 2.500 pacientes já passaram pelas salas cirúrgicas da unidade. Agora em 2023, são sete especialidades de cirurgias no hospital, diminuindo o volume da fila de espera da cidade de Niterói e região.

A secretária municipal de saúde, Anamaria Schneider, fala dos resultados positivos. “A abertura do Centro Cirúrgico gerou bons resultados para o município, que em conjunto com as cirurgias realizadas pelo Orêncio de Freitas, ampliou a oferta dos procedimentos cirúrgicos para a população de Niterói”, conta.

“Há um ano inauguramos o centro cirúrgico do Oceânico e isso só foi possível pelo trabalho duro no combate à pandemia e a redução dos casos de Covid-19 em Niterói. O que nós temos aqui é um hospital que teve uma história importante durante a pandemia e agora, segue prestando um serviço e ajudando a Niterói. Nós e todos do Hospital Oceânico seguimos fazendo o nosso melhor para prestar um serviço de qualidade para toda a população”, explicou Gisela Motta, diretora geral da unidade.

O centro cirúrgico do Hospital Municipal Oceânico possui três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas até de forma simultânea, caso seja necessário. Um andar da unidade foi destinado a receber pacientes assim que saem do centro cirúrgico. Gisela Motta lembra que o tempo de permanência do paciente após a cirurgia em média é de menos de um dia. “Há pacientes que podem ficar mais tempo, mas nosso objetivo é dar a alta para o paciente para que outro possa ser operado, diminuindo assim o tempo de espera por uma cirurgia”.

A maioria das cirurgias realizadas são ‘cirurgias gerais’ o que compreende cirurgia abdominal e cirurgia videolaparoscópica (como hérnia e retirada de vesícula, por exemplo). Mas além da geral a unidade também realiza cirurgias: vascular, urológica, proctológica, ginecológica e oncológica. Ao todo, 2.600 pacientes já foram operados, totalizando 3.462 procedimentos neste um ano de funcionamento (durante uma cirurgia um paciente pode realizar mais de um procedimento). Isso dá uma média de quase 10 procedimentos por dia neste um ano.

A estrutura de exames laboratoriais e de imagens que já existia na unidade está à disposição da equipe cirúrgica. O hospital tem ainda consultórios exclusivos para pacientes que vão ser operados, onde todo o risco cirúrgico é realizado.

O Hospital Oceânico foi a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19. Foram realizadas obras de adequação para receber os primeiros pacientes que chegaram logo após a inauguração.

Com a desapropriação do prédio e a mudança do perfil da unidade (deixando de ser exclusivo para pacientes com Covid-19) o hospital hoje faz parte da rede básica de saúde de Niterói e atende diariamente dezenas de pessoas, sejam pacientes cirúrgicos, do centro de reabilitação ou transferidos de outras unidades

Foto e texto: Pedro Conforte