postheadericon Diagnóstico precoce para tratar doenças raras

Dia 28 de fevereiro foi o Dia Mundial das Pessoas com Doenças Raras. Levantando a bandeira da detecção precoce, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da triagem neonatal, ou seja, a realização desde bebê dos testes do pezinho, olhinho, coraçãozinho, linguinha e orelhinha.

São mecanismos de identificar doenças como hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fenilcetonúria, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. A Maternidade Municipal Alzira Reis e as unidades de saúde Atenção Básica estão equipadas para a realização desses testes.

As famílias são conscientizadas para a rotina de cuidado com a criança, em doenças que podem ser crônicas, mas tratáveis por toda vida dentro dos nossos dispositivos de saúde pública e conveniada.

"O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficiente, evitando complicações de saúde e mortalidades. A Atenção Básica do município está preparada para essa detecção antecipada e o encaminhamento para o tratamento adequado em nossa rede pública de saúde", afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Anamaria Schneider.

Em especial, as anomalias congênitas impactam diretamente no crescimento saudável das crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas alteram a estrutura ou função do corpo, sendo originadas ainda na vida intra-uterina e podendo ser detectadas no período pré-natal, durante ou após o nascimento - daí a importância da ação eficiente das equipes das unidades de saúde.

Segundo a OMS, as doenças raras têm ampla diversidade de sinais e sintomas, variando de enfermidade para enfermidade. No Brasil, há mais de 7 mil doenças raras descritas, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Segundo o órgão, 13 milhões de brasileiros vivem com essas agravos.