postheadericon FMS realiza ação de prevenção durante os dias de carnaval

A secretaria municipal de Saúde de Niterói irá promover uma ação de conscientização de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante os dias de carnaval, com objetivo de promover uma folia em clima de alegria e segurança.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider explica que o trabalho de prevenção ocorre durante todo ano, mas é fundamental essa intensificação no período do carnaval.

“O município realiza um trabalho periódico de prevenção e tratamento das ISts/Aids, nesse período de carnaval intensificamos as ações porque as pessoas ficam mais expostas devido ao clima de festa e divertimento”, afirma a secretária.

A secretaria realizou a distribuição de insumos de prevenção e material informativo para todas as Unidades de Saúde, visando a distribuição entre os usuários nas ações educativas intra e extramuros que já estão sendo realizadas. Além disso, repassou cerca de 80 mil preservativos também para a Neltur, de modo a atender a Campanha de Prevenção de Ist/Aids junto às escolas de sambas, blocos e foliões em geral durante os eventos do Carnaval 2023 na cidade.

O foco no Carnaval são as estratégias de prevenção combinada, que surgem como ferramentas para o enfrentamento da epidemia de HIV e, ainda, ampliam as opções para que os indivíduos possam se proteger contra o HIV e outras ISTs, com a oferta de alternativas eficazes, além do preservativo.

A Coordenadora Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Marcia Santana, explica sobre a prevenção combinada.

“A prevenção combinada abrange os seguintes métodos preventivos: preservativo externo ou interno; gel lubrificante; diagnóstico das ISTs- testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C; Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP); Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP); imunização para o HPV e hepatite B; prevenção da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B; tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV e redução de danos”, explica Márcia.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Niterói oferece ações de prevenção ao HIV qualquer serviço de saúde. Oferece também atendimento a pessoas soropositivas ou vivendo com aids e ainda a Prep em 11 Serviços Especializados; além do Centro de Testagem e Aconselhamento (localizado na Policlínica Sérgio Arouca). A PeP é oferecida em todas os serviços de emergência municipais (SPA 1 Largo da Batalha; SPA - 2 Engenhoca; Hospital Municipal Carlos Tortelly; Unidade Municipal de Urgência Doutor Mário Monteiro; UPA Fonseca; Hospital Pediátrico Getúlio Vargas Filho- para crianças e adolescentes). Em casos de violência contra mulheres, a PeP também pode ser encontrada nas maternidades públicas (Hospital Estadual Azevedo Lima, Hospital Universitário Antônio Pedro, Maternidade Municipal Alzira Reis)

Em toda a cidade existem serviços municipais e de referências, habilitados para diagnóstico e tratamento. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para obter informações e ter acesso também aos preservativos masculinos e femininos, no horário de funcionamento das 8h às 17h. Além disso, também estão disponíveis  testes rápidos para: HIV, hepatites e sífilis. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, a pessoa é logo inserida em nossa rede de saúde para iniciar seu tratamento.