postheadericon Secretarias de bairros recebem instruções da Base do SAMU

A Base Descentralizada de Niterói do SAMU 192 realizou um Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros para as secretarias regionais do município. As aulas, que aconteceram nesta quarta-feira (21) no auditório do 9º andar da Prefeitura de Niterói, foram divididas em dois turnos: uma turma pela manhã e outra a tarde. Ao total, cerca de 40  representantes das regionais participaram do Curso. “Que bom vocês estarem aqui. A gente tem certeza que essa parceria com as regionais vai avançar”, introduziu o Secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

A importância dos procedimentos de primeiros socorros para o atendimento prestado por leigo foi citada como fundamental para salvar vidas ou minimizar o agravamento da saúde da vítima.

Temas como atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Manobras de desengasgo em adultos e crianças foram simulados em manequins para demonstração dos procedimentos de salvamento. A PCR pode ser identificada por leigo quando uma pessoa não responde ao chamado, não respira ou está com respiração ofegante. Diante desta situação devemos ligar para 192 e iniciar a compressão torácica (massagem cardíaca).

Outros temas como crise convulsiva, afogamento, choque elétrico, desmaio, acidentes com animais peçonhentos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocardio (IAM) foram abordados pelos instrutores. O AVC pode ser reconhecido quando uma pessoa apresenta desvio de comissura labial, alteração motora e dificuldades na fala. O IAM é caracterizado por dor no peito, formigamento nos braços e mandíbula, náusea neste caso devemos ligar 192 para encaminhar a pessoa até o Hospital de referência.

Já com os animais peçonhentos o grande perigo é o desenvolvimento de choque anafilático após picada/mordida. Edemas e bolhas podem se formar na ferida e levar para necrose local. Por isso a atuação da equipe médica deve ser ágil.

Os representantes foram orientados a propagar os conhecimentos aprendidos no Curso para que todos do seu bairro sejam orientados sobre os procedimentos de primeiros socorros.

A equipe de instrutores do SAMU 192, da chamada Educação Continuada, é formada pelos enfermeiros Livia Andrade e José Wilson; o técnico de enfermagem Rodrigo Brito; e Horacio Souza, condutor socorrista.  A supervisão é por conta de Dora Coutinho, coordenadora geral deste serviço tão importante para a garantia de vida em Niterói. "Os protocolos de atendimentos são praticados em manequins, equipamentos e simulações. Tudo isso para o melhor atendimento ao paciente!", afirmou.