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postheadericon UPA Mario Monteiro tem trabalho reconhecido pela UFF

 

 

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Mário Monteiro, em Piratininga, recebeu na segunda-feira, 05/12, um reconhecimento por sua implantação do Projeto Lean pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O método Lean Healthcare visa aprimorar o fluxo de atendimento médico, reduzindo filas e qualificando o atendimento.


Segundo o documento, a unidade atingiu os principais resultados do Estudo e Pesquisa para Aprimoramento da Rede e Programação do Acesso aos Serviços de Saúde. Também foi salientado a expressiva contribuição de todos os profissionais da UPA Mário Monteiro pelo empenho e comprometimento em prol da implantação do Projeto Lean em 2022.


"De 15 em 15 dias era colocado a importância do fluxo ser seguido e com uma semana já seguimos com a conclusão no prazo estipulado. A ideia de fluxo no Mario Monteiro agora é linear, o paciente segue em um circuito já programado. Isso refletiu em maior número de atendimentos e na qualidade da assistência. Esse certificado que recebemos é uma prova disso e mais um estímulo para gente", afirmou Marcos André Trindade, diretor da unidade, ressaltando a importância da parceria com a UFF e com o professor Robisom Calado neste trabalho.


Projeto Lean - Derivado do Ministério de Saúde, o método foi realizado em Niterói pela UFF e, nacionalmente, já beneficia 100 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em 18 estados brasileiros.


Dentre a vasta gama de estudos do projeto, com a inspiração de casos bem sucedidos internacionalmente, destaca-se: psicologia das filas e estado de fluxo; as diferenças entre as condições agudas e crônicas dos pacientes; a evolução do sistema produtivo desde Eli Whitney até o inventor do Instituto Lean, James P. Womack; o pensamento sustentável de gerenciar rumo à perfeição; bem como a dinâmica entre valores (agregado ao negócio; agregado; e não agregado) e o Mapa de Fluxo de Valor dentro do atendimento médico.


"Kaizen" e "Kanban" também são termos importantes dentro do Projeto Lean. De origens japonesas, o primeiro significa "mudança para o melhor": a eliminação de desperdícios e a melhoria de processos. Já o “Kanban” se refere na otimização da troca de produtos e materiais no estoque.


Para solucionar problemas, o modelo "A3" é a indicação, bem como para a estrutura de relatórios. Na limpeza, a metodologia "5S" retira o que é desnecessário e cria a noção de arrumação no ambiente, refletindo na melhora do serviço. Na comunicação, o método “SBAR” promove a transmissão clara e concisa desde a descrição da situação até a recomendação de uma ação.


Saiba mais sobre o Projeto Lean no seguinte link: www.bit.ly/projetolean

 


 
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