Principal
Banner

postheadericon Programa do CCZ atua em comunidades

 

 

No último dia 30 (quarta-feira), o Centro de Controle de Zoonoses realizou uma ação na “Rua da Lama”, comunidade de pescadores localizada atrás do Teatro Popular.  Essa ação faz parte do projeto “CCZ NAS COMUNIDADES”, que visa a realização de intervenções em várias comunidades carentes, com o objetivo de detecção de fatores de risco que favoreçam a disseminação de zoonoses e doenças transmitidas por vetores nesses locais.


Durante essas ações são realizadas diversas atividades, tais como: inspeções no ambiente para combate aos focos dos mosquitos causadores de arboviroses, controle de roedores, vacinação antirrábica, coleta de sangue dos animais para pesquisa de Hemoparasitoses, Leishmaniose e Dirofilariose, além do cadastro para a castração.


Considerando que a prevalência das zoonoses é maior em ambientes mais degradados, o aumento da vigilância nessas populações mais pobres é fundamental para a detecção precoce de alterações nesses ambientes, propiciando assim a adoção de políticas públicas mais adequadas à realidade local.


Na “Rua da Lama” foram encontrados muitos barcos com acúmulo de água e foco de mosquitos, bem como muitas tocas de roedores. Os moradores foram orientados a emborcar as embarcações e os focos de mosquito foram eliminados, bem como realizada a desratização de toda orla. Foram atendidos 28 animais na ação que contou com a participação de 08 Agentes de Combate a Endemias e 03 veterinários. Importante registrar que um agente do CCZ permanecerá monitorando a comunidade.


- As próximas intervenções acontecerão na comunidade do Preventório e Jurujuba, locais onde têm sido reportados casos de zoonoses no município.

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner